Curso de Turismo da Ufal promove ciclo de palestras sobre gestão

Evento será todo virtual e terá participação de vários profissionais da área; inscrições ainda estão abertas
Por Simoneide Araújo - jornalista
28/07/2021 12h02 - Atualizado em 30/07/2021 às 13h25

Gestão para excelência do turismo é o tema geral do ciclo de palestras promovido pelo curso de Turismo da Unidade de Penedo, vinculada ao Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. O evento será totalmente on-line e já começa nesta sexta-feira (30) pela plataforma Google Meet, das 15h  às 17h. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pelo Sistema Acadêmico da Ufal, o Sigaa, ou por este formulário. São cem vagas ofertadas.

De acordo com o coordenador-geral do evento, Sandro Medeiros, pretende-se promover a interação entre a academia e o mercado de trabalho. “Vamos promover um intercâmbio de conhecimentos que possibilite a articulação entre a teoria e a prática no campo da gestão de empreendimentos turísticos e no planejamento e gestão da atividade turística responsável e de excelência. Para isso, convidamos especialistas e profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo que vão nos apresentar casos de sucesso e aplicações dos conceitos e dos métodos de gestão da qualidade em suas respectivas áreas”, destacou o professor.

O ciclo de palestras é gratuito e acontece nas sextas-feiras: 30 de julho, 6, 13, 20 e 27 de agosto, das 15h às 17h, sempre trazendo um convidado diferente e com transmissão pelo Google Meet. É destinado estudantes de Turismo e áreas afins, profissionais que atuam nos setores ligados ao campo do Turismo e Hospitalidade e interessados na excelência da prestação de serviços de hospitalidade e na experiência do turista-consumidor. Além de Sandro Medeiros, também estão envolvidos na organização a professora Susane Gomes e o professor Valber Gregory. 

Programação

A primeira palestra que abre a programação do evento será nesta sexta-feira (30) e terá a participação de Domingos Sávio que vai abordar o tema Modelo de Excelência em Gestão: Aplicações no Setor de Hospitalidade. O convidado é engenheiro eletricista, com especializações em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e em Gestão Empresarial, pela União de Faculdades de Alagoas, em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa. Também é consultor empresarial nas áreas de Gestão da Qualidade, Planejamento Estratégico, Gestão de Vendas e Compras. Consultor credenciado junto ao Movimento Alagoas Competitiva, onde desenvolveu várias atividades, desde a implantação do Modelo de Excelência de Gestão da FNQ na Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti).

No dia 6 de agosto, o tema apresentado será Gestão de Processos em Serviços Turísticos, com Rildo Santos. Profissional com mais de 30 anos de experiência, multidisciplinar e transdisciplinar, trabalho com Gestão de Processos de Negócio (BPM), Métodos Ágeis [Scrum, Kanban e Lean], Liderança, Gestão, Inovação, Design, Desenvolvimento de Software e Análise de Resultados e Desempenho. Ele é bacharel em Administração de Empresas, com especialização em Pedagogia do Ensino Superior e, atualmente, faz mestrado em Engenharia de Software. Atua com iniciativas e projetos de Machine Learning, Inovação, RPA (Robotic Process Automation) e Desenvolvimento de Software com métodos ágeis.

Os outros temas que compõem o ciclo de palestras são Excelência Certificada: O caso do Hotel Meridiano, no dia 13 de agosto; Qualidade em Serviços Turísticos: O Protocolo Tour Qual, dia 20; e para finalizar, Planejamento e Gestão de Destinos para a Experiência do Turista, dia 27. Os convidados serão confirmados posteriormente.