Ufal consegue virtualizar 100% dos processos licitatórios

Medida torna a tramitação desses processos mais célere, sustentável e transparente
Por Izadora García - relações públicas
17/06/2021 15h35 - Atualizado em 17/06/2021 às 15h42

A Universidade Federal de Alagoas, por meio de uma ação da Coordenadoria de Administração, Suprimentos e Serviços (Cass) da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), passou a adotar o formato digital para todos os processos licitatórios. A medida tem por objetivo dar mais celeridade, eficiência e transparência às contratações realizadas pela Instituição. Com isso, todo o processo passou a ser realizado no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e os autos ficarão disponíveis para consulta no Portal da Transparência da Ufal.

Para atender a esta demanda, a Cass realizou uma reformulação geral dos fluxos de instrução processual. Outro fator que possibilitou a adoção da nova metodologia foi a atualização do Sipac, promovida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), que permitiu a assinatura digital de documentos.

De acordo com José Edson Lima, coordenador da Cass, a nova estratégia já tem surtido efeitos positivos. “Mesmo no início da adoção, os processos virtuais já têm dado excelentes resultados. Além disso, houve redução de cerca de 60% do tempo médio de instrução processual e tramitação, agilizando as contratações”, explicou.

A economia de recursos e a sustentabilidade também são outros benefícios da iniciativa. “Isso acontece porque o considerável montante de papel e pastas empregado na confecção dos processos físicos deixou de existir”, complementou.

A medida também atende às recomendações atuais dos órgãos de controle, uma vez que promove a transparência das ações da instituição. Todo cidadão têm a possibilidade de acessar as informações por meio do Sipac.