Semana de Arquitetura e Urbanismo levanta debate sobre cidades saudáveis

Evento será on-line, de 30 de junho a 2 de julho e tem inscrições gratuitas
Por Manuella Soares - jornalista
23/06/2021 15h27

A 15ª Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semau) da Ufal será realizada nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho. O evento é promovido pelo PET Arquitetura e traz como tema Cidades saudáveis: urgências, perspectivas e enfrentamentos.

De acordo com os organizadores, o objetivo é “discutir e refletir acerca dos desafios e complexidades existentes para a promoção de saúde e bem-estar nas cidades, além de apresentar e compartilhar experiências positivas frente ao papel político da Arquitetura, Urbanismo e áreas afins neste debate”.

A Semau acontece de forma totalmente on-line, com palestras, mesas redondas, oficinas, e atividades culturais com a participação de estudantes, professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e profissionais de outras instituições e do mercado de trabalho. Todas a atividades serão transmitidas por meio da plataforma do Even3, YouTube e encontros no Google Meet.

O evento é gratuito e para se inscrever acesse o link clicando aqui.

Programação

A palestra de abertura intitulada Percepção do sujeito no contexto casa-sociedade-cidade está marcada para quarta-feira (30), às 18h30. As debatedoras serão as professoras Gleice Elali (UFRN) e Simone Hüning (Ufal).

Seguindo a programação, no dia 1º haverá a palestra Maceió está afundando: agentes, patrimônio e ações com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL), Fernando Cavalcanti; e as professoras da Ufal Caroline Gonçalves e Adriana Capretz.

Os estudantes também podem se inscrever para a oficina Estratégias sustentáveis aplicadas ao projeto de arquitetura: A escala do edifício, que acontece na quinta e sexta-feira, com a gerente de Urbanização da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra), Mariana Lôbo.

E como parte da programação cultural, o Cine Semau vai apresentar a série Meu Barracão, que mostra histórias sobre como a casa, para além do morar, pode ter diferentes funções e subjetividades.

Após exibição da série será realizado um debate com a arquiteta e urbanista Patrícia Oliveira, a Favelada Arquiteta, como se auto-intitula.

Já no último dia do evento, a mesa-redonda Maceió está afundando: diálogos e relatos, traz como convidados para o debate o artista visual e realizador audiovisual nordestino, Paulo Accioly, e o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Alagoas (IAB/AL), Pablo Fernandes.

No encerramento, às 18h30, a professora Ana Sperandio (Unicamp) vai proferir a palestra A escala do planejamento urbano e a cidade saudável

É preciso realizar inscrição para receber cerificado de participação nas atividades.

Sobre o tema da 15ª edição da Semau

Os organizadores apontam para o alerta que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) gerou sobre o papel individual e coletivo das pessoas diante dos problemas urbanos presentes e cada vez mais intensos.

“Há urgência em discutir sobre a qualidade dos espaços públicos da cidade e a qualidade de vida de seus habitantes, reavaliando também a relação da natureza com a sociedade, e do ser humano com as suas formas de habitar”, destacam e justificam o tema escolhido para a edição de 2021: “É preciso criar perspectivas, por meio não só de políticas públicas e dos saberes acadêmicos, mas também de possibilidades integrativas entre todos os agentes da sociedade, e refletir sobre quais os enfrentamentos necessários para transformar a realidade”.

As atividades propostas foram pensadas para responder aos seguintes questionamentos: “Como encontrar novas configurações que sejam diversas, sustentáveis, estimulem e permitam as relações interpessoais? Como pensar as mudanças em suas diferentes escalas e particularidades?”

Para conferir a programação completa e conhecer mais sobre os debatedores convidados, acesse aqui.