Reunião entre Ufal e Casal discute cessão de espaço no campus

Empresa vai precisar passar rede de esgoto e construir estação elevatória
Por Manuella Soares - jornalista
28/06/2021 09h48 - Atualizado em 28/06/2021 às 09h55

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, se reuniu na última terça-feira (22) com o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão e as equipes na Sanama, empresa responsável pelo serviço de esgotamento sanitário da parte alta de Maceió. O objetivo da reunião foi discutir temas relacionados à passagem da adutora de esgoto pelo Campus A.C. Simões.

“A adutora vai atender a parte alta da cidade, passando pelo sistema prisional e se dirigindo até o bairro do Benedito Bentes, onde está sendo construída uma grande estação de tratamento que vai atender a toda essa área do tabuleiro. Discutimos também os vários aspectos com relação a nossa própria rede de esgotamento sanitário, que precisa de manutenção, e a integração ao sistema da Sanama, que é a permissionária da Casal”, explicou Tonholo.

A proposta é fazer uma cessão de espaço para a Casal com algumas contrapartidas. De acordo com o gerente da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Felipe Paes, a companhia vai passar a rede de esgoto pela Ufal, instalar uma estação elevatória e interligar a rede da Universidade, que atualmente possui rede própria mas com alguns problemas, como vazamento, pontos de entupimento e infiltrações.

“Por usar o nosso espaço, a Casal propôs a recuperação completa da rede de esgoto, de forma que todo o resíduo gerado pela Ufal e pelo HU [Hospital Universitário] seja coletado pela Sanama”, disse.

Outras questões estão em negociação, a exemplo do desconto na taxa de esgoto com tempo determinado e redução no contrato de água. “Durante a pandemia a nossa demanda não chega nem perto de utilizar a que foi contratada, porque diminuiu o fluxo de pessoas”, explicou Felipe.