Propep explica que módulo pesquisa do Sigaa otimizará processos e auditorias

Atualização deve permitir mapeamento das atividades relacionadas à pesquisa, incluindo fomento
Por Ascom Ufal
16/06/2021 17h58 - Atualizado em 16/06/2021 às 18h02

A Universidade Federal de Alagoas vai otimizar os processos de gerenciamento, registro e auditorias de Pesquisa no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A atualização do módulo deve permitir o mapeamento e o ranqueamento das atividades relacionadas à pesquisa, incluindo publicações e fomento.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção, alguns módulos do Sigaa já estão em uso há anos, como o de Extensão [Proex], de Assistência ao Estudante [Proest], Diplomas [DRCA], Stricto sensu e lato sensu [Propep]. “O módulo Sigaa Stricto Sensu foi implantado em 2017, no entanto, até este ano, o Módulo Sigaa Pesquisa, que integra as atividades docentes de pesquisa em todas as suas dimensões institucionais, não havia sido habilitado, impossibilitando os pesquisadores de realizarem o cadastro de seus projetos, o que dificulta o acompanhamento das pesquisas em todos os âmbitos das atividades acadêmicas, incluindo consolidação de acesso aos dados do currículo lattes, grupo de pesquisa, cadastro de laboratórios, entre outras atividades de pesquisa realizadas pelo pesquisador”, explicou.

Com o crescimento da pós-graduação e da pesquisa na Ufal, o aumento da captação de recursos e a aquisição de equipamentos, tudo precisa ser melhor registrado e auditado. “É preciso prestar contas com a União e o Sigaa também atende a tudo isso. Em abril de 2020, a Propep recebeu várias auditorias da CGU, motivadas em decorrência da relevância da pesquisa no contexto acadêmico e na sua indissociabilidade do ensino e na extensão, integrando o atual Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional para as Pós-graduações (PNPG). As auditorias visavam verificar se as medidas adotadas são adequadas e suficientes para consolidação e acompanhamento da pesquisa na Ufal, se existe regulamentação dessas atividades, e verificar se os resultados das pesquisas são divulgados de maneira transparente”, disse a pró-reitora.

Além disso, a pró-reitora destaca que as fragilidades na regulamentação das atividades de pesquisa e inexistência de um sistema informatizado para o planejamento e acompanhamento dessas atividades na Ufal foram consubstanciadas no Relatório de Auditoria Nº 201410531/2020. “Com a consolidação do Módulo Sigaa Pesquisa, o acompanhamento dos projetos de pesquisas, quanto ao cadastro com título, resumo, grupos envolvidos, estudantes e informações gerais do projeto, estarão disponíveis e será possível visualizar todas as informações, o que implica atender demandas externas à Ufal, uma vez que a instituição decidiu por aderir a um novo sistema integrado de atividades acadêmicas, o que implicou um acompanhamento dos órgãos externos de controle.

Em resposta à Solicitação de Auditoria Nº017/2021/AG/Ufal, referente ao Monitoramento das Recomendações da Controladoria Geral da União (CGU), a Propep, então, elaborou o Plano de Providências Permanente, por meio do Ofício nº 005/2021/Propep, em resposta à Solicitação de Auditoria nº 098/2020/AG/Ufal. Ficou definido junto à CGU a previsão para a consolidação do módulo até março de 2021.

Ainda segundo a pró-reitora Iraildes, como o módulo Sigaa Pesquisa não estava em uso, a Ufal ficou impossibilitada de responder parte das solicitações das auditorias, o que implicou, por parte da CGU, um calendário de consolidação do referido módulo e a Propep seguiu todo o ano de 2020 trabalhando para efetivar o módulo Sigaa Pesquisa no contexto da rotina acadêmica, o que inclui todas as dinâmicas para realização dos programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), por exemplo.. “No tocante aos projetos Pibic e Pibiti, o sistema usado até então não suporta mais este crescimento e submissão de projetos de pesquisa da Ufal e, portanto, é necessário migrar para o Módulo Sigaa Pesquisa, imediatamente”, afirmou.

O SIG

O Sistema Integrado de Gestão (SIG) foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é referência em âmbito nacional, sendo utilizado por grande parte das instituições de ensino superior do País, além de órgãos governamentais. Os módulos SIGRH, Sipac e Sigaa foram adquiridos pela Ufal em 2012, entretanto, o módulo Sigaa ainda não foi implantado em sua totalidade.

Na Ufal, o processo de implantação teve início no final de 2020. A pró-reitora Iraildes reforça o empenho da equipe: “Esforços conjuntos e diários da coordenadora de pesquisa, professora Magna Suzana, e de toda a equipe da CPQ da Propep, composta pela assessora da Coordenação de Pesquisa, Berenice Pimentel, pelos servidores técnicos Cristiano Wanderlei e Vitor Torres, este especialista em TI, bem como da equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal), que não mediu esforços, liderada pelo diretor Reinaldo Cabral e assessorado pelo servidor técnico especialista em TI, Wellignton Silva. Todos os envolvidos foram determinantes para a implantação deste sistema. Indubitavelmente, tem sido desafiador, não só para as equipes envolvidas, mas para o pesquisador usuário do sistema, que deverá adaptar-se às funcionalidades do mesmo”.