Reitor e secretário de Saúde reiteram respeito ao Plano Nacional de Imunização

Tonholo afirma que a Ufal respeita o PNI e aproveita para parabenizar a atuação do Poder municipal pela dedicação no combate à covid-19 em Maceió
Por Ascom Ufal
12/05/2021 18h44
Secretário Madeiro e o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo

Secretário Madeiro e o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo

O reitor Josealdo Tonholo e o secretário municipal de Saúde de Maceió, Pedro Madeiro, reuniram-se nesta quarta-feira (12) para discutir colaborações e união entre Prefeitura e Universidade Federal de Alagoas em prol da vacinação contra a covid-19 na capital de Alagoas. Na ocasião, Tonholo e Madeiro reiteraram o compromisso da Ufal e da gestão municipal em respeitar o Plano Nacional de Imunizações (PNI) e de dedicarem todos os esforços para que a imunização seja destinada a toda a população, em observância irrestrita ao plano traçado pelo Ministério da Saúde.

Precisamos respeitar integralmente o PNI. Claro que estamos preocupados com a saúde plena de nossa comunidade acadêmica e de toda a sociedade. É claro que a vacina precisa estar disponível para todo o povo alagoano e brasileiro. Mas, infelizmente, há uma escassez de imunizantes e, por isso, de modo acertado o governo federal estabeleceu critérios claros para realização da imunização. A Ufal respeita o PNI e parabeniza o município de Maceió, na pessoa do secretário Madeiro, do prefeito JHC e, especialmente, de todos os trabalhadores da Saúde envolvidos neste trabalho, pela dedicação total no combate à covid-19 em nossa capital”, disse Tonholo.

A secretaria municipal de Saúde está devotada ao esforço de vacinar todos os maceioenses e alagoanos, sem dúvida. Todavia, existe um plano nacional e este plano será seguido em sua integralidade. Nossos servidores estão empenhadíssimos, mostrando a sociedade que o trabalho do SUS e da saúde pública é vital. Estamos de forma escalonada recebendo imunizantes e trabalhando muito para fazer de Maceió um exemplo nacional no quesito vacinação e esforço integrado no combate à pandemia. Toda a gestão municipal e todos os servidores estão devotados a esta causa. Queremos vacinar o quanto antes os trabalhadores da educação e professores do ensino fundamental ao superior, e vamos nos esforçar para fazer isso o quanto antes, atendendo, inclusive, a uma solicitação do reitor Tonholo”, disse Pedro Madeiro.

Mais uma vez Maceió se destacou na vacinação contra a covid-19 ao ser a primeira capital do país a concluir a vacinação de pessoas com comorbidades na última segunda-feira (10). Integrantes do grupo prioritário a partir dos 18 anos foram vacinados nos oito pontos distribuídos pela cidade. Já nesta quarta-feira (12), o município começou a imunizar pessoas com deficiência que têm 30 anos ou mais. Estão inseridas nesta etapa as pessoas com deficiência permanente física, mental, intelectual ou sensorial, incluindo portadores de doenças raras e que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas.