Ministro Queiroga vai enviar equipe para conhecer estrutura física do HU

Técnicos vêm a Maceió também para conhecer estrutura do Cacon, que está reprogramando oferta de serviço
Por Simoneide Araújo - jornalista
21/05/2021 11h14 - Atualizado em 21/05/2021 às 12h13
Gestores a Ufal, do HU e parlamentares em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, autorizou a vinda a Maceió de equipe técnica para conhecer a estrutura física do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas e discutir a reprogramação dos serviços prestados pelo Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). A decisão foi anunciada na última terça-feira (18), durante reunião com os gestores da Ufal, reitor Josealdo Tonholo, vice-reitora Eliane Cavalcanti, o superintendente do HU, Célio Rodrigues, o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, e parlamentares da bancada federal alagoana.

A pauta da reunião foi sobre reformas na infraestrutura do HU, por isso, os técnicos do Ministério da Saúde (MS) também vão fazer uma vistoria para detectar a real situação do local. O reitor explicou que o prédio do HU é da década de 1970 e precisa de manutenção e reformas urgentes. “O HU está instalado em um prédio de mais de 40 anos e apresenta vários problemas estruturais na rede elétrica, hidráulica e de gases que começam a representar riscos para pacientes e trabalhadores”, ressaltou Tonholo.

A bancada federal, liderada pela deputada Tereza Nelma, também esteve representada pelo deputado Isnaldo Bulhões. “Contamos com o apoio de representantes da nossa bancada alagoana, a deputada Tereza e o deputado Isnaldo, que sempre têm apoiado as demandas da nossa Ufal. Mas também recebemos o apoio da deputada  Carmen Zanotto, de Santa Catarina, que, apesar de ser de outro estado, tem atuado fortemente em favor de Alagoas, particularmente o Hospital Universitário. Ela faz parte da bancada de combate ao câncer e ajudou a Universidade a garantir, junto com Tereza Nelma e Isnaldo Bulhões, o acelerador linear que virá para o Cacon do nosso Hospital Universitário”, enfatizou o reitor.

O valor necessário para reforma do HU é de R$28 milhões. O prédio do HU carece de uma série de itens estratégicos, como a reparação de toda rede elétrica, e as obras de adequação precisam de dois anos para serem executadas, para que o Hu consiga desenvolver a contento toda sua capacidade de ensino e a prestação de serviço à população alagoana.

O presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, destacou que apesar do excelente desempenho que o HU vem apresentando, inclusive com uma unidade específica para atendimento a pacientes da covid-19, precisa de uma melhoria significativa na sua infraestrutura. “O general Ferreira defendeu, junto ao ministro, a necessidade de um investimento para readequação da infraestrutura física do hospital”, ressaltou Tonholo.

O reitor revela que o HU atende a casos de alta complexidade e que, por isso, precisa estar com sua estrutura adequada. “Nosso hospital é o grande esteio de segurança na saúde para mais de 94% da população alagoana que não tem plano de saúde e carece de uma boa infraestrutura para atender tanto à demanda  quanto à complexidade dos casos”, completou, ressaltando que o HU é um hospital escola, de ensino, e “além de atender à população alagoana, é o hospital que forma os melhores profissionais do estado, não só na área da saúde. Formamos profissionais de diversas áreas ligadas à gestão hospitalar”.

A data da vinda da equipe técnica do MS a Maceió ainda não foi definida, mas a expectativa dos gestores da Ufal e do HU é que seja o mais breve possível.