Hospital Universitário realiza Jornada de Aleitamento Materno

Evento totalmente virtual terá transmissão pelo Youtube e vai debater as lições aprendidas durante a pandemia de covid-19
Por Jacqueline Freire – jornalista
18/05/2021 15h19 - Atualizado em 18/05/2021 às 19h10

O Hospital Universitário realiza nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de maio, a Jornada Hupaa de Aleitamento Materno. O evento, totalmente virtual e transmitido pelo Youtube, vai debater as lições aprendidas durante a pandemia de covid-19. Para participar, basta realizar a inscrição gratuitamente neste link.

Realizado pelo Banco de leite Humano (BLH) do Hospital Universitário, a jornada é organizada também pela Comissão para implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança no HU.

Segundo Rosangela Simões, coordenadora do BLH do HU, o evento pauta as comemorações do Dia Mundial da Doação do Leite Materno, assim como o Dia e a Semana de comemorações em Alagoas. “Essa ação destaca a importância de se doar leite materno para salvar vidas das crianças internadas em UTIs e UCIs. A iniciativa também nos lembra que os BLHs são uma das ações de políticas públicas mais eficazes na redução da mortalidade infantil, trabalhando com 75% das ações voltadas à assistência e 25% voltadas ao produto, que é o leite humano. Quando fazemos a assistência à mulher, fazemos também a assistência ao filho”, explicou.

Ainda segundo Simões, após várias campanhas de conscientização, o número de doações aumentou. “Além disso, explicamos às mães a importância de doar leite para um posto de coleta e não diretamente a um vizinho, por exemplo. Isso por que o leite recebido no BLH passa por um controle de qualidade e somente é doado após ser certificado de que está próprio para consumo”, acrescentou.

Segundo Monica Assunção, uma das organizadoras do evento junto com Rosângela Simões, a Jornada de Aleitamento incentiva a captação de doadoras. “Sabemos do valor imensurável do leite materno; ele é um líquido insubstituível, com um valor nutricional e imunológico impossível de ser copiado. Por conta disso, estimulamos muito a doação tanto das mães internas que tem leite em excesso, quanto das externas. Os benefícios do leite vão desde a recuperação mais rápida dos bebês internados, quanto na redução das complicações que podem existir”, disse.

Hoje, o HU tem uma média de 69 doadoras, beneficiando cerca de 15 crianças com o leite doado. A coordenadora lembra que sempre se precisa de doadoras, pois a mãe que doa hoje, depois de um tempo terminará seu período de amamentação e deixará de doar. O Hospital contabiliza com essas doadoras uma média de 45.230 ml de leite coletado e 39.125 ml de leite pasteurizado.

Programação

Na quarta-feira (19), das 9h às 12h, os temas em pauta são o Perfil Histórico dos BLHs do Estado de Alagoas, apresentado pela nutricionista Rosângela Simões; Amamentação e Covid-19, com a nutricionista Mônica Assunção; Amamentação além da Pega: Ênfase no Âmbito Hospitalar, apresentado pela fonoaudióloga Maria Conceição Carneiro Pessoa de Santana; e A Importância do Aleitamento Materno: Quais as Razões para Doar Leite Humano?, com a enfermeira Jamila Karen Alves da Silva. Já na quinta (20), das 10h às 17h, haverá certificação de doadoras externas em domicílio.