Gestores da Ufal buscam contratação de pessoal para recompor quadros do HU

Acompanhados da deputada federal Tereza Nelma, eles participaram de reunião com diretoria da Ebserh
Por Simoneide Araújo - jornalista
18/05/2021 15h56 - Atualizado em 18/05/2021 às 15h57
Reunião realizada na sede da Ebserh, segunda-feira (17)

Em busca da ampliação do quadro de pessoal e da melhoria da infraestrutura física do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), os dirigentes da Universidade Federal de Alagoas e do HU foram a Brasília e se reuniram com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Osvaldo Ferreira. Acompanhados da deputada federal Tereza Nelma, o reitor Josealdo Tonholo, a vice-reitora Eliane Cavalcanti e o superintendente do HU, Célio Rodrigues, apresentaram estudo sobre a recomposição de quadros e o redimensionamento das atividades desenvolvidas pela unidade hospital alagoana.

Na reunião, ocorrida na segunda-feira (17), Tonholo destaca ser urgente o redimensionamento das atividades desenvolvidas e a adequação disso aos quadros de profissionais da área de saúde e terceirizados que o HU dispõe. “Após análise dos dados do HU, fica evidente que há uma carência de profissionais, particularmente de médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e de outras áreas da saúde. Um dos pleitos da gestão da Ufal e do HU é justamente a recomposição desses quadros da saúde e na parte de infraestrutura nas áreas de engenharia e arquitetura”, reforçou.

De acordo com o reitor, a estrutura do HU é bastante antiga e carece de uma atualização e uma série de reformas, motivo pelo qual a deputada Tereza Nelma e a diretoria da Ebserh apoiam o pleito da Ufal junto ao MEC, no sentido de pedir a atualização da atual infraestrutura, o que representa um investimento no valor aproximado de R$28 milhões. “Um dos gargalos é a capacidade de atendimento do Cacon [Centro de Oncologia], que hoje funciona só no período diurno e há a necessidade de operar 24 horas para continuar atendendo os pacientes após os procedimentos de quimio e radioterapia, inclusive à noite. Por  vezes, os pacientes do HU têm de ser transferidos para outros hospitais para receberem o atendimento noturno e no outro dia voltam para o Cacon”, completou.

Tonholo lembra, ainda, que o HU estava impedido de contratar novos profissionais por conta da  Lei Complementar 173. “Quero registrar que a deputada Tereza Nelma foi uma das líderes que lutaram pela aprovação da Lei complementar 180,  que flexibiliza as contratações para área de saúde para a Ebserh. Do total de 1.600 vagas de concurso que estavam em aberto na Ebserh, cerca de 1.400 já foram preenchidas, mas no caso do nosso HU ainda é preciso autorização de algumas dessas vagas”, revelou o reitor.