Coordenadora da bancada federal de Alagoas articula investimentos na Ufal

Tereza Nelma participou de reunião com o reitor Josealdo Tonholo e equipe de gestão
Por Ascom Ufal
10/05/2021 18h36
Reunião no Gabinete do reitor Josealdo Tonholo com a deputada federal Tereza Nelma

Em reunião realizada na Reitoria da Ufal, nesta segunda-feira (10), o reitor Josealdo Tonholo recebeu a deputada federal Tereza Nelma, a vereadora por Maceió, Teca Nelma, e as equipes dos gabinetes de ambas as parlamentares alagoanas. Na pauta do encontro, ações articuladas junto aos legislativos municipal e federal em apoio às demandas da Universidade e do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU).

Tereza Nelma é a atual coordenadora da bancada federal alagoana no Congresso Nacional e a reunião com ela foi acompanhada pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, pelo pró-reitor de Extensão, Clayton Santos, e pelo coordenador de extensão da Ufal, Cezar Nonato Candeias. A presidente da Associação Pestalozzi de Maceió, Tereza Amaral, também esteve presente no encontro.

“A deputada federal Tereza e a vereadora Teca Nelma, atuantes e combativas, são mais que parceiras da Universidade Federal de Alagoas. São parlamentares engajadas com a causa da educação pública superior em nosso estado. Estamos em permanente diálogo, buscando avançar no campo das políticas públicas e do fomento às questões que objetivam o desenvolvimento da Ufal, do ensino, da pesquisa e da extensão em nosso estado”, afirmou Tonholo.

Na pauta da reunião, foram debatidos temas como investimentos para a instalação de um novo acelerador de partículas para o Centro de Oncologia (Cacon) do HU, equipamento indispensável ao tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde ( SUS) na unidade hospitalar; a garantia de recursos para o projeto do Observatório de Educação de Alagoas, iniciativa do Centro de Educação e da Pró-reitoria de Extensão da Ufal; além do mapeamento de projetos na área de saúde e educação inclusiva a serem desenvolvidos pela Universidade.

A deputada, além de reforçar seu apoio aos pleitos da Ufal, registrou sua contrariedade para com o corte de R$ 42 milhões no Orçamento de custeio da Universidade, praticado pelo governo federal no Orçamento Geral da União de 2021. “Não podemos aceitar este corte e vamos cobrar do governo a recomposição do orçamento da Ufal. O investimento em educação é vital para o país e, em Alagoas, este papel é extremamente bem desenvolvido pela Ufal”, destacou Tereza Nelma.

Reunião com Ministro

No encontro, a deputada Tereza Nelma convidou Josealdo Tonholo para uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na qual serão discutidos investimentos no Hospital Universitário. A reunião, agendada pela parlamentar, deve acontecer ainda em maio com a presença de outros membros da bancada federal alagoana.

“Temos um déficit muito grande em termos de investimentos rumo à modernização de nosso HU, hospital-escola que atende 100% pelo SUS, prestando um serviço de inegável relevância para milhares de alagoanos, da capital e do interior. Agradecemos à deputada Tereza Nelma pela interlocução com o governo federal e por esta luta incansável em busca da melhoria da educação e da saúde de Alagoas”, concluiu o reitor.