Centro de Tecnologia lança novo aplicativo para celular nesta quarta (26)

O Software se chama TropMask e tem como objetivo gerar máscaras de sombra em estudos arquitetônicos
Por Lenilda Luna - jornalistas
25/05/2021 14h28

Nesta quarta-feira (26), às 17h, em sala virtual que poderá ser acompanhada também no Youtube, os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Iluminação (Grilu) do Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vão lançar um novo aplicativo para celular que pode auxiliar no ensino e na prática profissional de Engenharia e Arquitetura.

O Software foi desenvolvido no Laboratório de Simulação em Conforto Ambiental e Eficiência Energética (Labsica), pelos professores Ricardo Cabús, do Ctec, e Pedro Ribeiro, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ribeiro é ex-aluno de graduação em Engenharia Civil da Ufal, mestre e doutor em Arquitetura pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da Ufal e membro do Grilu.

O TropMask tem como objetivo gerar máscaras de sombra em estudos arquitetônicos. “As máscaras de sombra auxiliam o projeto de protetores solares, o estudo de insolação em fachadas, dentre outras”, explicou Cabús, professor de Engenharia Civil.

Além do TropMask, o Labsica apresenta o TropWin, desenvolvido pelo professor Ricardo Cabús e pelo estudante de Engenharia Civil, Gilson Carvalho. O registro dos softwares é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal.

TropMask

O professor Pedro Ribeiro integra o Grilu há nove anos. Ele foi bolsista da graduação, fez o mestrado e o doutorado orientado pelo professor Ricardo Cabús e, atualmente, é professor de Arquitetura na UFS. “Participei ativamente desta versão nova do TropMask. A versão 4 foi lançada publicamente em 2015, depois lançamos a versão 5, internamente apenas para registro, e, agora, apresentamos a versão 6”, relatou.

Ribeiro destaca que o TropMask, versão 6, será bastante útil para a prática acadêmica. “É um software que consegue aliar uma questão muito importante nas disciplinas de Conforto Ambiental, especificamente no aspecto de conforto lumínico, mas também para conforto térmico, que é o estudo da carta solar e a geração de máscaras de sombra”, explicou o professor.

Essa prática em sala de aula utiliza muitos cálculos matemáticos. “Os estudantes precisam calcular os ângulos de visão do céu para representar graficamente as áreas sem incidência de luz solar, em determinados espaços de tempo. Com o software, essas projeções ficam muito mais simples, possibilitando dimensionar protetores solares para maior conforto dos ambientes com mais facilidade. Assim, essa pode ser uma ferramenta de ensino e também para projetos arquitetônicos”, esclarece o professor.

Desenvolvimento de aplicativos

Segundo o professor Ricardo Cabús, o desenvolvimento de aplicativos e softwares acadêmicos na área de conforto ambiental é uma demonstração da maturidade das pesquisas desenvolvidas na Ufal nesta área. “Com os softwares e aplicativos desenvolvidos no Grilu – Labsica, a Ufal oferece para a sociedade ferramentas úteis para o estudo, o ensino, o projeto e a pesquisa em conforto ambiental e eficiência energética”, destacou.

Cabús ressalta ainda que, além de desenvolver e disponibilizar os softwares, é muito importante uma equipe de suporte para atender aos usuários. “É um trabalho muito importante desenvolvido pela equipe liderada pela servidora Natasha Montelle, com a participação de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia da Computação”, enfatizou.

A equipe de desenvolvimento é coordenada pelo professor Ricardo Cabús e formada por Pedro Vitor Sousa Ribeiro, professor UFS; Gilson Carvalho Filho, graduando em Engenharia Civil, bolsista Pibiti; Hugo Gabriel de Melo Santos, graduando em Engenharia da Computação, bolsista Pibiti; Mateus Fernando Felismino da Silva Patriota e Ruan Heleno Correa da Silva, ambos graduandos em Engenharia da Computação.

A equipe de suporte, liderada pela servidora técnica Natasha Montelle, é formada pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo: Kessy Brenda, João Vittor Lima, Maria Teresa Torres de Carvalho e Ana Julia Barbosa Vieira. Também participam os estudantes de Engenharia Civil, Gilson Carvalho Filho e Hugo Gabriel de Melo Santos. Integram ainda a equipe: Mateus Patriota e Ruan Heleno Correa da Silva, estudantes de Engenharia da Computação. O acompanhamento é feito pelos professores Pedro Ribeiro e Ricardo Cabús.

Live de lançamento poderá ser acompanhada nesta quarta-feira (26), às 17h, neste link