Universidade Federal de Alagoas cria Fórum de Compras e Licitações

Objetivo é aperfeiçoar processos e orientar os servidores que atuam em aquisições e contratações
Por Ascom Ufal
16/04/2021 16h10 - Atualizado em 16/04/2021 às 16h41

A Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), através do da Coordenação de Administração, Suprimentos e Serviços (CASS), criou o Fórum de Compras e Licitações. A ideia é aperfeiçoar processos licitatórios, orientar e valorizar os servidores atuantes nas aquisições e contratações da Universidade Federal de Alagoas.

Segundo o coordenador José Edson Ferreira Lima, a atuação do Fórum está dividida em três núcleos, conduzidos por servidores das gerências de compras, inclusive dos campi fora de sede. São eles: Núcleo de Capacitação Contínua, responsável por empreender oficinas, capacitações InCompany e participações em eventos externos, em parceria com a Progep; Núcleo de Valorização, incumbido de organizar o Encontro Anual do Fórum de Compras e Licitações, evento no qual serão premiados os servidores que mais se destacaram nas atividades realizadas ao longo do ano nos processos de aquisição/contratação, e de promover de outras ações de valorização; e Núcleo de Interação, encarregado de organizar o conteúdo de ferramentas tecnológicas de interação e suporte, tais como "perguntas frequentes", tópicos para discussão, tira-dúvidas, etc.

“Tratam-se de atividades destinadas aos requisitantes, comissões (Permanentes e Temporárias) e servidores das Gerências de Compras e Licitações. Após o aumento expressivo de 400% no número de itens licitados em 2020, o Fórum de Compras e Licitações será uma importante ferramenta de consolidação e aperfeiçoamento dos processos de trabalho, resultando na maior qualidade dos documentos de planejamento e na melhoria das aquisições da Universidade”, explica José Edson.

As primeiras oficinas ocorridas em março deste ano contemplaram as Comissões Permanentes de Materiais e os Requisitantes, sendo ministradas por servidores das Gerências de Compras e Licitações. O calendário de oficinas e outras atividades tem previsão para ocorrer ao longo do ano, dando suporte às atividades previstas no Calendário de Compras e Licitações.