Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular lança podcast na Rádio web Ufal

A Liga é formada por estudantes da Faculdade de Medicina que vão divulgar orientações sobre cuidados preventivos
Por Lenilda Luna - jornalista
23/04/2021 17h30

A Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lança nesta segunda-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma série de programas em áudio (podcast) que serão acessados na página da Rádio Ufal. 

A ideia do projeto de extensão Cardialogando surgiu da necessidade de levar a produção acadêmica da Ufal para a comunidade. “Em um momento de distanciamento social, necessário para o combate ao novo coronavírus, ficou evidente a necessidade de mensagens sobre a promoção de saúde, a prevenção e o cuidado com as doenças crônicas que atingem parcela significativa da população”, destaca o estudante Raphael da Rocha Carvalho. 

As diretrizes curriculares da Faculdade de Medicina da Ufal ressaltam a importância da formação acadêmica integrada à prática de atenção à saúde básica da população brasileira. “A educação em saúde é um eixo importante a ser trabalhado na formação dos profissionais em saúde, tendo em vista o desafio que é ensinar a população a aderir aos tratamentos propostos e a cuidar da saúde antes da instalação de doenças”, reforça Raphael. 

Mas a pandemia de Covid-19 tem dificultado bastante as ações de prevenção e o contato direto com as pessoas para vários acadêmicos de Medicina. “Então o projeto surge como uma ponte para reaproximar os estudantes da comunidade com a certeza de estreitar e reforçar esse laço com atividades de cuidado práticos, logo que as condições sanitárias permitam”, destaca o estudante. 

No primeiro programa, o tema é justamente o cuidado preventivo para evitar a pressão alta. As recomendações foram gravadas pelo estudante Weverton Lopes. “Queremos que as pessoas escutem e compartilhem. As doenças do coração são muito sérias e nestes tempos de pandemia de Covid-19 não podemos esquecer os cuidados preventivos”, orienta o acadêmico de Medicina. 

Para ouvir e compartilhar os programas, acesse https://radio.ufal.br/cardialogando