Convênio com a Casa da Palavra reforça atividades de acadêmicos de Medicina

A renovação do convênio também coloca o espaço disponível para a realização de capacitações destinadas ao segmento técnico - administrativo da instituição e da Ebserh
Por Diana Monteiro - Jornalista
05/04/2021 16h26 - Atualizado em 05/04/2021 às 16h27

A renovação do convênio da Universidade Federal de Alagoas com a  Casa da Palavra é uma importante iniciativa para a otimização de atividades acadêmicas voltadas ao aprendizado e capacitação dos alunos do curso de Medicina e futuros profissionais. O convênio foi firmado em 2000, na então gestão do reitor Rogério Pinheiro e nas mais de duas  décadas de existência  tem oportunizado aos acadêmicos a participação em cursos de Ortopedia/Traumatologia, Comunicação em Medicina e Emergências Clínicos-Cirúrgicas.

“A contribuição para os acadêmicos de Medicina é palpável, porquanto, tornam-se conferencistas, depois professores e emergencistas aptos a atuar em serviços de Pronto Socorro de todo o país”, destaca o professor  Ricardo Nogueira Bezerra, docente da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal e coordenador, desde 1985, do curso de Emergências Clínico- Cirúrgicas. Pós-graduado em Ortopedia e Traumatologia no Saint Thomas Hospital de Londres, Ricardo ministra as disciplinas Ortopedia/Traumatologia e Comunicação em Medicina.

A renovação recente do convênio, em março passado, vem garantir a continuidade das ações dirigidas aos alunos do curso e amplia, também,  para a realização de atividades, como cursos de capacitação, que contemplem o segmento técnico-administrativo da Ufal  e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que prestam serviço no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes(HUPAA).

Esta é a terceira vez que o convênio é renovado e a reunião com essa finalidade teve como local a sede da Casa da Palavra, localizada na Ladeira do Brito, no Centro.  Representando a Ufal, o reitor Josealdo Tonholo  e o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira,  e pela Casa da Palavra, o coordenador Ricardo Nogueira.

“A Casa da Palavra é uma organização social parceira da Ufal e de toda a área de saúde de Alagoas. As ações desenvolvidas no espaço,  na área de emergência médica e comunicação em saúde,  são diferenciais na formação de qualquer estudante. Atividades que farão diferença para qualquer profissional que esteja ingressando no mercado de trabalho, ou mesmo os já experientes que se atualizam”, frisou Tonholo.

 O reitor aproveitou para enfatizar sobre a mudança de rotina imposta pela pandemia que impede o fluxo normal inerente à rotina universitária: “Estes atípicos tempos têm impedido muitas atividades presencias, mas esperamos poder retomar a rotina de capacitação, na parceria com a Casa da Palavra, não só com a participação de estudantes, mas também com os servidores técnicos da instituição e os da Ebserh. Por isto, com esse objetivo, tivemos o acompanhamento do pró-reitor Wellington Pereira”.

O professor  Ricardo Nogueira complementa: “Vários cursos podem ser planejados e postos em prática para universitários de quaisquer áreas e pertencentes  ao corpo técnico-administrativo da Universidade Federal de Alagoas”.

A Casa da Palavra foi criada em 9 de janeiro de 1997 para realização de cursos médicos, sobretudo na área de emergências, por ser uma das mais carentes no Estado.

Otimização das ações acadêmicas

Para a aluna do oitavo ano do curso de Medicina, Júlia Watasnebe, a renovação do convênio entre a Ufal e a Casa da Palavra, representa uma grande conquista para os acadêmicos e geram muitos benefícios. Considera um local diferenciado e estimulante para realização dos cursos propostos pelo professor Ricardo Nogueira, e na opinião da estudante, “os alunos se sentem valorizados e motivados para aprender”.

Júlia está na organização do trigésimo quinto Curso de Emergências Clínicas Cirúrgicas (CECC), segundo ela, o mais antigo e completo curso direcionado ao ensino médico de Alagoas. No segundo ano de Medicina, participou do Curso de Comunicação em Medicina, considerada por ela, como uma das melhores matérias eletivas  oferecidas. “Posteriormente fui monitora  desse mesmo curso onde são ensinadas técnicas de comunicação, apresentação em congresso, produção de vídeos médicos e ainda promove outros ensinamentos que são importantes para a vida profissional. A exemplo de pontualidade, cortesia e das boas relações interpessoais”.

Júlia também faz um destaque para o Curso de Emergências e para a disciplina Ortopedia, também ministrada na Casa da Palavra. Para o curso, além das aulas práticas, grandes nomes da Medicina do Brasil são convidados para ministrar palestras, oportunizando aos participantes importante aprendizado.

A disciplina  Ortopedia  constitui um curso eminentemente prático e é dotado de estrutura para uma futura rotina profissional. “A Casa da Palavra, representa, portanto, uma instituição indispensável para a educação médica em Alagoas por permitir, de forma prática,  a consolidação dos conhecimentos mais relevantes para os futuros profissionais médicos”, afirma a estudante.

O acadêmico Pedro Fellipe Rocha, do quarto ano do curso, também enaltece a renovação do convênio e considera o vínculo da Ufal com a Casa da Palavra de extrema importância para a formação acadêmica dos alunos de Medicina. “Por se tratar de um ambiente dedicado ao ensino de excelência, à formação de profissionais de destaque e à ampliação de networking”, destaca ele.

Por dois períodos, Pedro Fellipe foi monitor do Curso de Comunicação em Medicina e já participou de dois Cursos de Emergências Cirúrgicas. Também está na organização da 35ª edição do evento.  Sobre as atividades planejadas destinadas à formação acadêmica e profissional proporcionadas aos alunos do curso de Medicina da Ufal,  ele reforça : “Diversas são as oportunidades oferecidas pela Casa da Palavra, sob a coordenação do professor Ricardo Nogueira,  por oportunizar conhecer profissionais renomados conterrâneos e de outros estados, também proporcionar a participação na organização de eventos educacionais de grande porte e até mesmo ministrar conferências sobre assuntos avançados. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de liderança que o aluno de medicina e o médico precisam”.

Com 38 anos de atividade docente na Ufal, o reconhecimento ao trabalho desempenhado por Ricardo Nogueira, em prol do aprendizado e formação dos alunos, em sua área de competência, rendeu ao professor a participação em momentos especiais de vida de egressos do curso: ele é o único professor de Medicina que recebeu convite para ser paraninfo de 10 turmas de médicos. Um reconhecimento, também com significado de gratidão, por agregar aprendizado e experiências importantes para  a atuação profissional dos médicos graduados pela Universidade Federal de Alagoas.