Ufal reúne 21 pesquisadores interessados em projetos de cooperação com a Braskem

Empresa definiu três temas para dar continuidade às ações de parceria com a Universidade
Por Simoneide Araújo - jornalista
25/03/2021 14h33 - Atualizado em 25/03/2021 às 15h14
Reunião virtual com os pesquisadores que vão atuar nos projeto de cooperação com a Braskem

O reitor Josealdo Tonholo e a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) se reuniram, na quarta-feira (24), com 21 pesquisadores da Ufal interessados em manter ou formar novas parcerias com a Braskem. No encontro virtual, Tonholo falou da importância dessa cooperação tanto para a Universidade quanto para a sociedade Alagoana.

A Braskem quer dar continuidade às ações de parceria com a Ufal e, no final de fevereiro, o diretor de Relações Institucionais da empresa, Milton Pradines, apresentou proposta ao reitor com três temas, referentes aos problemas que a empresa está enfrentando, para que sejam definidos projetos de cooperação nas áreas específicas. A exemplo do projeto de resgate de animais, coordenado pelo professor Pierre Escodro, desenvolvido no Pinheiro e nos outros bairros atingidos pela mineração da empresa.

Os temas levantados pela Braskem são: definição da melhor técnica e execução de monitoramento de subsidência na lagoa Mundaú; estudo de viabilidade técnica de utilização de rejeitos da demolição; e acompanhamento e avaliação dos monitoramentos de superfície topográfica. A partir dessa demanda, a equipe da Propep, liderada pela professora Iraildes Pereira Assunção, fez uma chamada interna aos diretores de todas as Unidades Acadêmicas e campi fora de sede -Arapiraca, Sertão e Rio Largo-, solicitando pesquisadores interessados em firmar parceria com a Braskem.

De acordo com a pró-reitora Iraildes, além da chamada interna, a Propep disponibilizou formulário aos pesquisadores para que eles definissem em qual tema tinham interesse em desenvolver projetos e também a experiência da equipe no tema indicado. “Cinco unidades acadêmicas [Ctec, IQB, IC, Igdema e IM) e o Ceca [Campus de Engenharia e Ciências Agrárias] atenderam à nossa chamada. Recebemos, até o momento, 18 formulários e, na maioria deles, o pesquisador já indicou nomes dos outros integrantes do seu grupo de pesquisa”, esclareceu.

Vão estar envolvidas nos projetos de cooperação equipes multidisciplinares. “São pesquisadores altamente qualificados que vão integrar a força-tarefa para desenvolver projetos dentro de cada tema sugerido pela Braskem”, reforçou a pró-reitora.

O próximo passo, segundo Iraildes,  será definir a liderança dentro de cada grupo. As próximas  reuniões já estão agendadas para sexta-feira (26), separando os grupos por temas para definir as coordenações. Na próxima semana, o reitor vai marcar a primeira reunião com a participação da Braskem e dos grupos de pesquisadores, para estabelecer a parceria entre a Ufal e a empresa.

Além do reitor Josealdo Tonholo e da pró-reitora Iraildes Assunção, também participaram da reunião da quarta (24), os coordenadores da Propep, Pierre Escodro e Magna Moreira, e os pesquisadores Carlos Ruberto Fragoso, Christian Kohler, Daniel Fernandes, Davi Bibiano, Elton Lima Santos, Esdras Andrade, Isnaldo Barbosa, João Santos, Emerson Soares, José Antônio, José Duarte, Josué Carinhanha, Juciela Santos, Kleython Monteiro, Lucas Meili, Márcio Ribeiro, Melchior Nascimento, Paulo Gomes, Regla Massahud, Wayne Assis e Zenilda Batista.