Ufal e Emater discutem parcerias para estágios e ações de extensão

Ações terão o apoio do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias
Por Simoneide Araújo - jornalista
02/03/2021 18h06 - Atualizado em 05/03/2021 às 15h20
Reunião realizada no gabinete do reitor Josealdo Tonholo

Os dirigentes da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) discutiram formas de as duas instituições firmarem parcerias. Em reunião, o reitor Josealdo Tonholo e presidente Adalberon Sá Júnior também trataram de convênio a ser celebrado, envolvendo ações referentes a estágios de alunos da Ufal na Emater e a oferta de cursos de extensão e ade aperfeiçoamento para técnicos e bolsistas do Instituto.

Também participaram desse encontro o diretor-geral do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Ufal, Gaus Silvestre Andrade, da gerente de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Joseani Castro, e da servidora do Ceca, Cláudia Karina.

De acordo com o diretor Gaus Silvestre, o futuro convênio também pretende contemplar a participação de docentes e técnicos do Ceca nas bancas de seleção de extensionistas para atuarem na Emater. “Outro ponto discutido com o presidente Adalberon foi o uso de laboratórios do Ceca para realização de análises demandadas pela própria Emater”, acrescentou.

O reitor destaca que a reunião com Adalberon Júnior foi importante para fazer um alinhamento institucional. “Tratamos da necessidade de expansão dos serviços de extensão rural da Emater e o inconteste e necessário apoio do Ceca. Também falamos sobre o uso de algumas reservas da Emater para que a Ufal possa trabalhar diversas culturas. Discutimos também capacitação para equipe técnica, dos colaboradores da Emater, em sua maioria bolsistas do governo do Estado e da Fapeal”, ressaltou.

E reforça: "Precisamos discutir de que forma poderemos expandir essas ações de cooperação da Emater com a Ufal tanto no Ceca quanto no Campus Arapiraca, que também oferece os cursos de Agronomia e Zootecnia. Foi uma reunião bastante produtiva, com alguns direcionamentos básicos na área de cooperação técnica e de estágios para nossos alunos”.