Rede Redap e Proex promovem evento Diálogos críticos até abril

Primeiro encontro aconteceu na última quinta-feira (11)
Por Paulo Canuto - estudante de Jornalismo
12/03/2021 15h57
Evento da última quinta-feira (11)

A Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (Redap), com a parceria da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas, promove o evento Diálogos Críticos, durante os meses de março e abril. Trata-se de um ciclo de debates que abordará diversos aspectos ligados ao ensino remoto e híbrido e educação de uma forma em geral. O primeiro encontro aconteceu na quinta (11), com transmissão simultânea pelos canais da Proex, Ufal Oficial e da Rede Redap.

A professora Ana Maria Vergne, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal e membro da Coordenação Colegiada do Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo e da Redap, falou sobre o evento. “O ciclo de debates Diálogos Críticos em Rede é fruto de um movimento de articulação de professores e professoras vinculados a universidades, institutos federais, movimentos sociais, muitos com atuação no ensino superior e na educação básica. São profissionais, pesquisadores vinculados a uma diversidade de instituições e de várias regiões do Brasil”, destacou.

E completa: “Esse coletivo, que tem sua trajetória no ensino, na pesquisa e na extensão e que tem uma caminhada na reflexão sobre a educação e seus dilemas, em especial as questões sobre currículo e formação docente [sempre com um olhar sobre a diversidade], vem fazendo o enfrentamento às formas de destituição do papel político da educação, o enfrentamento às estratégias do capital para esvaziar a educação do seu papel transformador. Em um cenário de negacionismo, de ataque à Ciência, de mercantilização da educação, um movimento de articulação como o que a Redap está realizando é fundamental, como resistência e luta em defesa da educação”.

O primeiro encontro teve como tema Ensino remoto, Ensino híbrido e seus efeitos na educação, com a participação da professora Irlanda Miléo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e do professor Teodoro Zanardi, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), com mediação da professora Janeide Bispo, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

“Discutir questões referentes ao ensino híbrido e o ensino remoto e suas repercussões no campo da educação no cenário brasileiro, nesse momento de pandemia, é uma tema muito relevante à medida que nós professores pesquisadores e toda a população em geral deve se aprofundar mais em como a educação pública vem sendo desenvolvida em tempos como o que estamos vivendo”, declarou a professora Irlanda.

E destaca: “Questões como o ensino remoto, o uso de tecnologias e as possibilidades que vêm sendo apontadas como estratégias para proporcionar o ensino, merecem um cuidado maior, merecem reflexões porque o uso de tecnologias não se consubstanciam ainda como soluções adequadas no que diz respeito às interlocuções das aulas presenciais. Por isso, essas questões têm que ser arduamente debatidas".

O evento é uma articulação das seguintes instituições de ensino: Ufal, Universidade Federal da Bahia (UFBA), UFPA, Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Uneb, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia (UEFS) e PUC-Minas.

O objetivo da Redap é reunir e disseminar estudos, práticas e indagações que contribuam para a elucidação dos rumos das políticas educacionais no Brasil, sobretudo, no campo do currículo, da formação de professores, gestão e avaliação. E, ao mesmo tempo, mobilizar os sujeitos envolvidos com o campo educacional no Brasil –professores, estudantes, gestores, técnicos, pais e mães, lideranças comunitárias, movimentos sociais e sindicais– para atuar pela afirmação da autonomia e da diversidade como referências fundantes na formulação e implementação das políticas educacionais em nosso país.