Formação Docente realiza evento para profissionais da educação infantil

2º Entre Redes será realizado em formato on-line, nos dias 8 e 9 de abril
Por Ascom Ufal
12/03/2021 10h37 - Atualizado em 12/03/2021 às 14h27

O 2º Entre Redes, evento que surgiu da iniciativa do projeto de extensão de Formação Docente para a Educação Infantil, do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas, será realizado nos próximos dias 8 e 9 de abril, na modalidade a distância, por conta das medidas de isolamento social. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas diretamente neste link.

Destinado a professores da educação infantil, gestores da educação básica e estudantes, o evento contará com a participação das professoras Suely Amaral Mello, da Universidade Estadual de São Paulo -Unesp-Marília, e Monique Ap. Voltarelli, da Universidade de Brasília (UNB). Na programação, haverá debate a partir de uma visão do bebê como ser capaz e considerando a ação social dos bebês, tecem considerações sobre novos significados da docência na creche.

Também participam do evento as professoras Andreia Regina Oliveira de Camargo, do Núcleo de Educação Infantil NEI Paulistinha da Unifesp, Feisor; e Renata Dias, coordenadora pedagógica da Rede Municipal, Fórum Paulista de Educação Infantil. O foco do diálogo será sobre a participação de bebês, crianças e suas famílias na construção do projeto pedagógico e na composição do trabalho pedagógico cotidiano da creche.

Saiba mais sobre o Entre Redes

O 1º Entre Redes aconteceu nos meses de junho e julho de 2020 e considerando a importância de oferecer maior apoio técnico e pedagógico às coordenadoras pedagógicas da educação infantil, apresentou como tema as especificidades da coordenação pedagógica nessa etapa da educação básica. A segunda edição do evento dará continuidade ao tema da primeira e seguirá com os debates relativos à coordenação pedagógica na creche.

O projeto Formação Docente propõe ações de formação intencionando o aumento da qualidade do atendimento oferecido às crianças nas Instituições de Educação Infantil. Em 2020, com a pandemia da covid-19 e as medidas de isolamento social, foram organizados debates via plataformas digitais, atingindo mais de uma rede municipal. Assim, além da socialização de saberes da área da educação infantil, abriu-se a possibilidade de trocas de experiências entre profissionais que atuam nos diferentes municípios alagoanos.