Extraordinária do Conselho Universitário discute situação financeira da Ufal

Reunião será on-line nesta quinta (18), a partir das 10h, com transmissão pelo canal Ufal Oficial no Youtube
Por Simoneide Araújo - jornalista
17/03/2021 17h12 - Atualizado em 17/03/2021 às 17h13

Nesta quinta-feira (18), a reunião extraordinária do Conselho Universitário vai colocar em pauta a situação orçamentária e financeira da Universidade Federal de Alagoas para 2021. Além da apresentação dos cortes previstos para este ano, também serão discutidos os impactos disso em contratos e bolsas.

A reunião será virtual, a partir das 10h, com transmissão pelo canal Ufal Oficial no Youtube, com a condução do reitor Josealdo Tonholo e com tradução em Libras.

A previsão de cortes no orçamento da Ufal chega a 19% só no Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), um provocará um impacto direto na vida dos estudantes que estão em situação de alta vulnerabilidade. É com recursos do Pnaes que são pagas bolsas a esses estudantes e garante a permanência dos mesmos na Universidade. Este ano serão R$4 milhões a menos que em 2020 só no Pnaes, uma redução de 19%.

Ontem (16), a gestão central da Ufal emitiu uma carta aberta à sociedade alagoana e à comunidade acadêmica contando toda a situação e mostrando que 2020, mesmo sendo um atípico e muito difícil por conta da pandemia da covid-19, a instituição não parou de buscar resolver o grave problema financeiro, por meio do diálogo direto com o Ministério da Educação, prefeituras e bancada federal alagoana.

“A gestão vem mantendo um permanente diálogo com autoridades do MEC, com os prefeitos das cidades, onde atuamos presencialmente, e com toda a bancada federal alagoana. Trabalhamos arduamente para sensibilizar quanto à importância acadêmica e também econômica da Ufal para o Estado de Alagoas. A respeito desta sensibilização, o cenário não permite visualização real de mudança destes números para maior. Diante deste contexto árduo, outro entrave: já passamos da metade do mês de março, e o Orçamento Geral da União sequer foi aprovado pelo Congresso Nacional, o que nos impõe o recebimento de repasses financeiros muito inferiores aos demandados efetivamente, pois menos que um dezoito avos do valor total previsto no PLOA de 2021 tem sido repassado”, revela a gestão no documento.

Somado a tudo isso, ainda há previsão de corte no orçamento 2021 para custeio e investimentos de todas as Instituições Federais de Educação Superior (IES). Então, o cenário não é bom para nenhuma universidade e, principalmente, para a Ufal. Se você tem interesse em saber mais sobre essas e outras informações, acompanhe a reunião de amanhã (18), pelo canal Ufal Oficial no Youtube.