Em visita à Ufal, prefeito de Penedo reforça parceria com a Universidade

Tanto para instalação e ampliação do futuro campus quanto para o Festival de Cinema
Por Simoneide Araújo - jornalista
30/03/2021 16h33 - Atualizado em 30/03/2021 às 16h37

O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, se reuniu com o reitor Josealdo Tonholo e garantiu manter a parceria com a gestão da Universidade Federal de Alagoas. Na pauta, um dos pontos principais foram as obras de construção do futuro campus da Ufal no município, que serão iniciadas em breve. Tonholo informou que o orçamento já está empenhado, desde o final de 2020, em favor da empresa Pimentel Engenharia Ltda, responsável pela construção, e já na primeira etapa será feito um investimento no valor de R$4 milhões.

Sobre a obra, o prefeito se colocou à disposição para colaborar no que for possível. De acordo com Tonholo, Lopes também se propôs a ajudar na articulação com a bancada federal para expansão do futuro campus. “Nossa intenção é fazer uma expansão planejada da unidade de Penedo para que ela seja, no futuro, um campus fora de sede, com é em Arapiraca e Delmiro Gouveia. Claro que, para isso, dependemos da disponibilidade do MEC”, declarou o reitor.

Em relação às ações culturais da Ufal, o prefeito confirmou a parceria com a Ufal, principalmente no que se refere ao Cine Penedo, ao Circuito Penedo de Cinema e à Expedição Científica do Rio São Francisco, que deverá ocorrer em novembro deste ano.

O prefeito defendeu a estruturação do Fórum dos Prefeitos dos municípios onde a Ufal está presente. “O que pretendemos e o prefeito corrobora é que as decisões sejam concatenadas com os interesses locais e que a Universidade seja um vetor mais forte de desenvolvimento dessas cidades. Nossa intenção é estruturar o Fórum dos Prefeitos ainda este semestre”, revelou Tonholo.

O coordenador de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão, Sérgio Onofre, também participou da reunião e reconheceu o comprometimento da gestão da Ufal com o Circuito Penedo de Cinema. Onofre também é coordenador do festival e destacou o forte interesse da Prefeitura pelo evento, em função do fortalecimento dessa política de atração do turismo de eventos como alternativa para a economia do município. “O festival de cinema é uma das atividades que  vem sendo desenvolvida há mais de 10 anos, já está consolidada e precisa ser mantida”, disse.

Onofre ressalta ainda: “Nesse sentido, todas essas ações, como a obra do Cine Penedo, que é o laboratório da Escola de Cinema e que vai nos oferecer uma base estrutural, voltada a ações de extensão, de cursos de curta duração para a sociedade. Até a implantação de um curso sistemático na unidade de Penedo, seja na graduação ou nível técnico ou tecnológico. O importante é a implantação desse curso para garantir a formação de mão de obra especializada para atividade do cinema em Alagoas, bem como para fortalecer as ações que já acontecem em Penedo há uma década”.