Ufal quadruplica número de itens licitados por pregão eletrônico em 2020

Ampliação dos setores de compras para todos os campi viabilizou o trabalho da Proginst
Por Ascom Ufal
03/02/2021 14h12
Edson Lima, coordenador da Cass, comemora o sucesso do trabalho de toda equipe

Edson Lima, coordenador da Cass, comemora o sucesso do trabalho de toda equipe

Concluídos os processos licitatórios de 2020, a Universidade Federal de Alagoas licitou, por meio de seus pregões eletrônicos, cerca de 1,2 mil itens diferentes, divididos entre insumos e equipamentos. Esse número corresponde a um aumento de cerca de 400% em relação aos itens licitados em 2019 e diz respeito a itens efetivamente licitados, excluindo os que não houve interessados ou foram cancelados.

Esse montante expressivo alcançado foi graças a um amplo trabalho coletivo envolvendo centenas de servidores em etapas diferentes nos quatro campi, coordenados pela Coordenadoria de Administração de Suprimentos e Serviços (Cass) da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst). Participaram as equipes divididas entre Requisitantes de Compras, Comissões Permanentes de Materiais e Setores de Compras e Licitações.

“Essa variedade de itens licitados é muito importante porque foi justamente extraída das prioridades apontadas pelas próprias Unidades no Plano Anual de Aquisições e Contratações [PAAC] e acabam por solucionar antigos anseios de diversos ambientes de trabalho, tendo efeito direto na melhoria das condições de trabalho e de estudos na instituição”, destacou o coordenador da Cass, Edson Lima.

De acordo com Lima, mesmo não havendo a aquisição de todos os itens licitados já em 2020, em função das restrições orçamentárias, as Atas de Registro de Preços permanecerão vigentes neste ano de 2021 e, assim, será possível adquirir mais itens.

O coordenador conta que se deparou com um desafio ainda maior no trabalho de ampliar a capacidade, em razão do restrito número de servidores existentes e da situação atípica de isolamento social. Segundo Edson, a alternativa encontrada para superar isso foi aumentar os setores de compras, que agora estão presentes em todos os campi da Ufal.

Ano novo

Com a metodologia implementada, os grupos de trabalho já criados e o calendário de atividades para execução do Plano de Contratações 2021 já definido, a perspectiva é de a variedade de itens ser ainda maior, e de que as Atas de Registro de Preços estarão disponíveis mais cedo, com previsão para o mês de agosto.