Ecossistema de Inovação terá primeiro encontro de 2021 em formato híbrido

Interessados da Ufal podem participar em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia ou por meio de plataforma digital
Por Ascom Ufal
26/02/2021 14h05

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal convida os pesquisadores a participarem do primeiro encontro do ano do Ecossistema de Inovação, atividade promovida pelo Sebrae para aproximar a Universidade do mercado de trabalho. Sertão três dias de encontros presenciais e on-line, a partir da próxima terça-feira (2), com o objetivo de tratar do tema da inovação e oferecer capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

“Vamos descobrir que desafios nos espera e como podemos juntos superá-los em prol do nosso ecossistema”, destaca o convite aos atores dessa jornada.

No dia 2 de março o encontro está marcado no Sebrae Maceió, das 9h às 12h, em formato híbrido. Para quem participar virtualmente será por meio da plataforma Zoom.

Já na quinta-feira (4), os interessados da região Agreste podem comparecer ao Sebrae Arapiraca, a partir das 9h ou clicar aqui para assistir on-line. E, concluindo esse ciclo de encontros, na sexta-feira (5) será a vez do Sertão receber o evento, no Sebrae Delmiro Gouveia, também no mesmo horário e em formato híbrido. Basta acessar o link do Zoom.

Sobre o Catalisa

O edital Catalisa é um esforço do Sebrae junto com universidades, empresas e demais atores dos ecossistemas locais para aumentar a integração entre a universidade e a sociedade, por meio da transferência de conhecimentos e tecnologia para as empresas.

“Podemos contribuir com o aumento da eficiência e competitividade de governos, empresas e associações e cooperativas. A Ufal já tem atuado com muita energia na elaboração dos documentos de proteção do conhecimento, pelo NIT. Ao mesmo tempo temos realizado parcerias estratégicas com a iniciativa privada, como o Programa Embrapii, sediado no Instituto de Computação. O Catalisa é uma oportunidade para ampliar estas cooperações em todas as áreas do conhecimento, desde sociais aplicadas e humanidades, até a área de saúde”, destacou o reitor Josealdo Tonholo.

O coordenador do NIT, professor Pierre Barnabé Escodro, também apontou que a Ufal avança na área das patentes e dos softwares registrados no Inpi. “No ano de 2020 tivemos 32 patentes depositadas e 36 registros de software, demonstrando a capacidade de geração de tecnologias de nossos pesquisadores”.

Até o dia 19 de março será divulgado o resultado final do Catalisa, que estabelece um fomento para cada pesquisa, o equivalente a R$ 150 mil, além de incluir o trabalho e o pesquisador em um processo de aceleração para o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou negócios.