Centenário de Paulo Freire é tema da aula inaugural do Campus Sertão

Durante o evento foi lançado um manual de procedimentos para estudantes
Por Jacqueline Freire – jornalista
24/02/2021 17h03 - Atualizado em 24/02/2021 às 17h08

O Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas realizou na tarde de terça-feira (23), a aula inaugural do semestre 2020.1. As professoras Adriana Salvaterra, da Universidade estadual do Paraná (Unespar), e Jane Cristina Beltramini Berto, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foram as convidadas para o debate sobre O legado de Paulo Freire nas universidades brasileiras: por um fortalecimento das lutas em defesa da educação e da justiça social, em comemoração ao centenário do patrono da educação brasileira.

Realizada remotamente por conta da pandemia de covid-19, a mesa de abertura contou com a participação do diretor acadêmico do Campus Sertão, professor Thiago Trindade, que além de mediar as falas, deu as boas-vindas aos estudantes. “É com muita satisfação que iniciamos este semestre letivo, apesar de começarmos de uma maneira que não estamos acostumados, por conta da pandemia. Vamos nos cuidar para que logo possamos ocupar nossos espaços em Santana e Delmiro. É uma gratidão acompanhar vocês em dois momentos tão importantes: quando recebemos vocês e quando participamos da colação de grau”, disse.

Representando a gestão central da Universidade, o pró-reitor de Graduação, professor Amauri Barros, destacou a importância do Sertão e falou sobre a necessidade de estarmos motivados e felizes em meio a tempos difíceis. “Não podemos abaixar a cabeça e assumir o discurso do derrotismo. Precisamos ser fortes e lutar, transformar e salvar vidas, como tem feito a ciência e o saber universitário. Precisamos nos preparar com muita ousadia, exercitando com competência nosso papel na Universidade, defendendo-a sem esmorecer”, concluiu Barros.

Centenário de Paulo Freire

Iniciando sua fala sobre Paulo Freire e a luta pela emancipação da classe trabalhadora, a professora Adriana afirmou que é preciso pensar criticamente as contribuições freirianas. “Nosso papel da Universidade é pensar criticamente as contribuições de Paulo Freire para a educação, analisar a essência”, disse.

Após fazer um resumo biográfico do autor, a pesquisadora indicou que a preocupação de Paulo Freire era, além de fazer as pessoas aprenderem a ler, dar a elas conhecimento político e de classe, ao analisar criticamente as condições em que vivem. “Conhecimento emancipa e liberta. Quem tem conhecimento é incapaz de ficar indiferente. Nossa missão na Universidade não cessa”, disse.

A professora Jane Berto também abordou a temática do educador, mas apresentando o estudo Experiências docentes na perspectiva freireana. “Somente sairemos dessa caos [em que se encontra e educação no Brasil hoje] com uma educação libertadora e emancipatória. Que esta celebração dos cem anos de Paulo Freire dure pelo menos por mais cem anos, pois as contribuições dele são para todas as áreas da educação”, afirmou.

Manual de Procedimentos Acadêmicos

Durante a aula magna foi lançado o Manual de Procedimentos Acadêmicos, uma publicação da Coordenação de Graduação (Cograd) do Campus Sertão, para auxiliar os estudantes sobre os procedimentos mais comuns solicitados às secretarias e coordenações de curso.

“Listamos [no documento] desde procedimentos como matrícula, trancamento, reopção e colação de grau, até dicas e observações sobre como fazer o e-mail institucional, a importância de estar atento às páginas oficiais da Universidade, horário de atendimento dos setores e links úteis”, explicou a servidora Rute de Jesus Matos, uma das organizadoras do Manual.

O Manual já foi enviado aos alunos do Campus Sertão.