Aula Magna virtual abriu oficialmente o semestre letivo 2020.1

Além das boas-vindas aos alunos, o palestrante Bruno Severo falou sobre a necessidade de se manter viva a esperança
Por Lenilda Luna - jornalista
23/02/2021 13h44
Bruno Severo deixou mensagens positivas diante de tantos momentos difíceis vivenciados nos últimos 11 meses

Bruno Severo deixou mensagens positivas diante de tantos momentos difíceis vivenciados nos últimos 11 meses

Quando a gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidiu suspender o semestre letivo de 2020, em março do ano passado, a semana de recepção aos calouros estava começando. Para quem estava aguardando com ansiedade o início da vida universitária, a pandemia dacovid-19 foi uma terrível notícia. Mas a necessidade de garantir a saúde coletiva foi a prioridade. Passados quase um ano, as aulas finalmente foram iniciadas, mas não ainda com direito a abraços e risadas pelos corredores. A aula magna foi transmitida pela internet para uma comunidade que interagiu bastante, comentando e enviando saudações.

A atividade foi coordenada pelo professor Amauri Barros, pró-reitor de Graduação. “Apesar de tudo, a Universidade não ficou parada. Desenvolvemos várias atividades importantes durante esses meses de pandemia”, destacou o pró-reitor.

O pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima, também saudou os 5,7 mil novos estudantes e os orientou a buscar informações sobre as ações da Proest. “O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) sofreu um corte de 18% do orçamento deste ano, em relação a 2020, mas vamos fazer o esforço de manter todas as ações de inclusão e permanência. Estejam atentos às publicações dos editais”, alertou o professor.

Os diretores-gerais dos campi do interior também fizeram suas saudações aos novatos. Agnaldo Silva, do Campus do Sertão; Arnaldo Tenório, do Campus Arapiraca; e Gaus Silvestre, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, aproveitaram para divulgar as programações específicas para a recepção aos calouros. “Gostaríamos de receber vocês de outra forma, com as atividades no auditório, mas ainda não é possível”, disse Gaus, ao dar as boas-vindas aos estudantes.

As entidades representativas dos segmentos da Universidade também saudaram o início do semestre. Alex Santos, coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE); Ricardo Moresi, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal); e Jailton Lira, presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), criticaram os cortes nos orçamentos das Universidades e ressaltaram a importância de debater as medidas que podem causar impacto no serviço público. “Precisamos convocar uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para discutir a Reforma Administrativa”, reivindicou Jailton.

O reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti manifestaram a solidariedade da Ufal aos familiares das vítimas da pandemia de covid-19. “Estamos passando por um momento muito difícil. A comunidade universitária também está enlutada”, ressaltou Eliane. Josealdo Tonholo também manifestou solidariedade e destacou: "Nossas atividades foram adaptadas para a via remota, mas não queremos considerar que essa situação é normal. É ainda uma forma precária de fazer educação e tem que ser vista como uma excepcionalidade. A Universidade foi concebida como atividade presencial e assim que possível voltaremos a esse formato”, ponderou o reitor.

Felicidade e Motivação em Tempos de Pandemia. É possível?

Após as saudações iniciais dos representantes da comunidade universitária da Ufal, a professora Elaine Pimentel, da Faculdade de Direito, apresentou o palestrante convidado. Bruno Severo Gomes tem um extenso currículo acadêmico, que vai da Biomedicina à Teologia, passando pela Psicanálise e Pedagogia, com doutorado em Ciências Biológicas e especialização em Sexualidade Humana, entre outras áreas.

Nos comentários da transmissão, os espectadores brincaram com a quantidade de tempo dedicado ao estudo, para um professor ainda jovem. “Sou uma cria da Universidade pública. Se não fosse a Universidade e o Sistema Único de Saúde, nesse momento dramático que estamos vivendo, o que seria de nós? Por isso, dedico essa minha palestra a todas as pessoas que fazem parte do Ensino Superior Público e do SUS”, destacou o palestrante.

Severo é conhecido por falar de alegria, mas ele explicou que essa busca da felicidade não é uma negação da realidade. “Eu também tive meus dias de pânico e tristeza durante essa pandemia. Ninguém vai ser feliz o tempo todo. Estamos falando de felicidade, mas sem negar o que está acontecendo. Todos estamos sofrendo com essa pandemia, muitos de nós perdemos pessoas queridas, é natural sentir medo. O que estamos colocando é a necessidade de manter a esperança”, ressaltou Bruno.

O palestrante também enfatizou bastante a cultura nordestina. “Existe um jeito oxente de ser feliz, com gosto de cuscuz e tapioca”, disse Bruno. E finalizou a palestra com algumas dicas para esses tempos de isolamento físico: “Cuide do seu bem-estar, não se isole afetivamente, evite o excesso de informação que pode fazer mal, agradeça pelo menos por três coisas todos os dias, registre alguma coisa positiva que você fez e não pare de ter cuidado com você”, finalizou Bruno Severo.