Ufal coordena eventos internacionais na área de Educação

Eles acontecem de forma virtual e contam com mais de 700 participantes
Por Diana Monteiro – jornalista
16/12/2021 16h31 - Atualizado em 17/12/2021 às 12h28

Acontecem até sábado (18), a 8ª Semana Internacional de Pedagogia e o 2º Congresso Internacional sobre Práticas Integradoras e Inovadoras. Eventos que estão sendo coordenados pela Universidade Federal de Alagoas, numa iniciativa conjunta dos colegiados dos cursos de Pedagogia nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EaD), o Grupo de Pesquisa das Práticas de Aprendizagens Integradoras e Inovadora e o Centro Acadêmico Paulo Freire do Centro de Educação (Cedu). O objetivo é propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento.

Tendo em vista a pandemia, ainda em curso, a Semana e o Congresso transcorrem de forma virtual em várias salas on-line e canais do Youtube, desde terça-feira (14). Contam com mais de 700 inscritos para a participação na ampla programação que contempla 12 conferências, 24 mesas-redondas, 10 minicursos e oficinas, três rodas de conversa, 15 mesas de diálogos, 67 apresentações de trabalhos científicos/relatos de experiências. Ainda, lançamentos de livros e uma variedade de atividades culturais envolvendo mais de 30 artistas de Alagoas e de outros estados do país.

A formação docente e a BNCC: Resistindo e esperançando em tempos neoliberais é a temática geral da 8ª Semana Internacional. Para o 2º Congresso Internacional, o tema escolhido pelo grupo de pesquisa é (Trans)formação de professores: Saberes necessários à prática do presente e do futuro.

Sobre a importância dos debates com foco na educação, o coordenador-geral dos dois eventos, professor Eraldo Ferraz, da Ufal, destaca que "a nossa maior preocupação, neste momento, é fazer o enfrentamento do projeto do governo federal para os cursos de licenciaturas e, em especial, da Pedagogia, projeto esse que traz grande prejuízo na formação de professores. Então, as atividades programadas estão voltadas às discussões que possam contribuir com a valorização da carreira docente”.

Ferraz aproveita para complementar: “Também, ao enfrentamento das novas diretrizes emanadas na BNCC para a educação básica”.

Para acompanhar os eventos é só acessar o canal do Youtube. Todos os ambientes virtuais indicados no caderno de programação estão neste link.