Ufal convida alunos de escolas públicas para inscrição em pré-vestibular

Estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio podem se inscrever até 5 de janeiro
Por Ascom Ufal
20/12/2021 15h27 - Atualizado em 21/12/2021 às 11h39

Se você é aluno de escola pública e quer se preparar para entrar na Universidade Federal de Alagoas, então, fique ligado nesta dica: o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) está com inscrições abertas para novas turmas do pré-vestibular social. As inscrições para participar do processo seletivo podem ser feitas até 5 de janeiro, pelo site da Copeve. 

Podem se inscrever alunos regularmente matriculados na 1ª ou 2ª série do ensino médio das escolas da rede estadual. São 200 vagas ofertadas, sendo 120 destinadas a quem está cursando a 1ª série e 80 para 2ª série. As regras deste processo seletivo, datas e outras informações podem ser vistas no edital

Além do reforço escolar e das aulas preparatórias para o Enem, os estudantes participarão de atividades multidisciplinares, tais como: curso de informática, palestras, visitas técnicas, ações de educação ambiental, saúde mental, educação sexual e oficinas de xadrez. Tudo isso é usado como ferramenta pedagógica, para auxiliar no processo de aprendizagem. 

Sobre o Paespe  

O Paespe, institucionalizado pelo Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, tem 28 anos de trabalho e vem ajudando jovens alagoanos a mudarem de vida por meio da educação.  É um programa que tem por missão promover mobilidade social, usando como metodologia a aprendizagem e o serviço solidário. “Tanto a comunidade atendida quanto o universitário participam do processo de construção de conhecimento. Essa intervenção social como prática educativa nada mais é do que a inserção da extensão no currículo dos universitários voluntários do Paespe. 

Certificado pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, o Paespe atua no contraturno escolar, oferecendo para alunos do ensino médio um pré-vestibular social. Além disso, estudantes e seus familiares participam de outras atividades, como curso de informática básica, palestras, oficinas e visitas técnicas.