Quarta edição da Feira Agroecológica vai ate domingo com apoio da Ufal

Atividade acontece de 3 a 5 de dezembro no  Residencial Novo Jardim, na Cidade Universitária
Por Ascom Ufal
03/12/2021 12h12 - Atualizado em 03/12/2021 às 12h16

A partir de hoje, sexta-feira,3 e ate o domingo, 5 de dezembro, os moradores do Residencial Novo Jardim, na Cidade Universitária, bairro situado na parte alta de Maceió, vão receber a Feira Agroecológica Novo Jardim, uma realização do Vale do Sol – Instituto de Preservação dos Direitos Humanos e Preservação Ambiental em parceria com o Movimento de Libertação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MLST), com o apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e entidades.

A feira funciona no horário das 6h as 23h com a participação de 20 agricultores familiares oriundos de assentamentos rurais situados nos municípios de Joaquim Gomes, Branquinha, Murici, União dos Palmares e Messias. Serão comercializados produtos in natura como: macaxeira, coco, batata, inhame, banana, abacaxi, mamão, laranja, cana caiana, maracujá, feijão verde, fava, tapioca, bolos, doces, farinha, mel, própolis, comidas típicas e mudas de plantas medicinais.

De acordo com a coordenadora do projeto, Diana Aleixo, a feira tem envolvimento da comunidade e outros bairros da parte alta de Maceió, promove a exposição e comercialização dos produtos alimentícios, de manejo e técnicas agroecológicas, livre de agrotóxicos, e que demonstra o potencial econômico dos assentados como alternativa para a segurança alimentar ao Estado de Alagoas. Também visa estimular o intercâmbio sociocultural entre produtor e consumidor final, além de debater a necessidade de preservação ambiental.

Nesta sexta-feira, 3, a programação iniciará às 6h com a abertura da feira e presença dos agricultores, pessoas da comunidade e convidados. “Em seguida, teremos apresentações de capoeira, aulão de Fitdance, acompanhamento da Farmácia Viva, implantada na primeira edição da Feira Agroecológica, com exemplares de ervas medicinais trazidas pelos agricultores da zona da mata”, informa.

A programação tem ainda um momento para agitar o corpo com a movimentação da turma de Fit Dance no Aulão  da Misterly Estrela e convidados,  e às 20h30min a apresentação cultural da cantora Mel Nascimento.

No sábado, 4, a feira reabre às 6h com o melhor da agricultura familiar, às 10h haverá uma Roda de Conversa sobre Hanseníase, e a partir das 14h, acontecem as seguintes oficinas: Kokedama ministrada por Panso Lima do @ateliercasadafloresta e Oficina de Filtro dos Sonhos ministrada por Nessa Germano, do ateliê @lagodecores.

Às 16h tem apresentação musical com Pedro Salvador e às 18h o Cineclube na Feira faz uma reflexão sobre o mês de combate a HIV/AIDS. A programação de sábado termina com a apresentação musical de Joel Psirico, a partir das 20h30. No domingo, 5, a comercialização de produtos segue até às 12h.