Edufal prepara uma série de lançamentos para finalizar o ano de 2021

Serão 45 e-books e 13 livros impressos, a maioria oriunda do edital sobre covid-19
Por Manuella Soares - jornalista
13/12/2021 15h38 - Atualizado em 14/12/2021 às 10h32

Livros novos são o presente de Natal que a Editora da Universidade Federal de Alagoas deixa neste final de 2021. A Edufal prepara uma série de lançamentos das obras produzidas a partir do edital 01/2020 com títulos relacionados a trabalhos sobre a covid-19. Ao todo, são 45 livros em formato digital e 13 em papel.

“Num cenário ainda bastante preocupante, oferecer à comunidade acadêmica e ao público em geral, obras de valor teórico incontestável - que buscam explicar os muitos desdobramentos da covid-19 em nosso estado e no país -, certamente torna-se um ganho enorme para Ufal, para Edufal, para toda sociedade”, destacou o diretor Ivamilson Barbalho.

Os lançamentos iniciam nesta terça-feira (14), em evento on-line, no canal da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) no Youtube, a partir das 18h30. O primeiro título é A Pandemia do Coronavírus sob a ótica do Direito: desafios e transformações em pauta, organizado por Andreas Joachim Krell, Juliana de Oliveira Jota Dantas e George Sarmento Lins Junior.

Na sexta-feira (17), haverá outro momento de lançamento, a partir das 19h30, transmitido pelo canal do Centro de Educação (Cedu), como parte da programação da 8ª Semana Internacional de Pedagogia. O e-book Educação em contextos de privação e restrição de liberdade: abordagens e ações interdisciplinares, organizado pelas professoras Elaine Pimentel e Conceição Valença será lançado e debatido no evento on-line.

A próxima data para marcar no calendário é 20 de dezembro, às 18h30, quando haverá o lançamento de 12 obras em papel, durante um evento presencial no Arquivo Público. Os livros são resultado de um edital em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos (Cepal). Os trabalhos abordam temas variados, a exemplo de saúde mental, criminalidade, militâncias negras e feministas, além de abordagens sociais e econômicas sobre trabalho e deficiência.

E para encerrar a série de novidades, o canal da Edufal vai transmitir, a partir das 19h30 o lançamento das últimas 42 obras do edital específico de trabalhos relacionados à pandemia de covid-19. Entre as abordagens transcritas nos livros estão pesquisas científicas, análises técnicas e resultados de produtos da Ufal em contexto pandêmico.

“Ficamos felizes sabendo que nossas pesquisas buscam encontrar soluções para as questões que afetam a todos nós. É com esse sentimento de defesa da sociedade que essa produção apresentada se investe. Quão bonito é vermos diferentes cientistas oferecendo respostas sobre um mesmo problema. Certamente esse é um dos aspectos mais valiosos desse trabalho”, ressaltou Ivamilson.

Os livros selecionados pelo edital e apresentados agora para a sociedade também reforçam o empenho da Universidade nas questões urgentes e o seu papel social. “A pandemia tem nos mostrado a importância da pesquisa científica, a força da consciência coletiva, com relação à busca de superar a covid19. Saber que toda vida importa; que nenhum investimento deve se sobrepor à defesa da vida das pessoas é uma lição que ninguém pode esquecer”, disse Ivamilson e completou: “Nesse sentido, as obras reunidas falam disso também. Do lugar que a universidade pública desempenha quanto a produção de uma ciência com consciência, com empatia, solidariedade, com visão propositiva, que busca a cada dia afirmar seu compromisso com a dignidade do ser humano e com os valores da excelência na pesquisa”.