Câmara de Vereadores vai conceder título de cidadão honorário a reitor da Ufal

Nascido em Ribeirão Preto, Josealdo Tonholo vai ser homenageado pelo trabalho desenvolvido na cidade
Por Manuella Soares - jornalista
15/12/2021 15h16 - Atualizado em 17/12/2021 às 10h31
Reitor Josealdo Tonholo receberá a homenagem na próxima sexta, dia 17

Ele não perdeu o sotaque paulista, mas tem todo o jeito acolhedor do alagoano raiz. Josealdo Tonholo abraçou a Universidade Federal de Alagoas há quase 29 anos, quando chegou à capital, e agora vai receber o título de Cidadão Honorário de Maceió. O que já era de coração, vai ser oficializado em papel pela Câmara Municipal.

A cerimônia de concessão do título será realizada nesta sexta-feira (17), no auditório da Reitoria, a partir das 9h.

“É um orgulho muito grande receber essa comenda. É um reconhecimento daquela opção que eu fiz 29 anos. É muito gratificante saber que hoje eu não só me sinto alagoano como eu tenho reconhecimento da gente alagoana, dos maceioenses, de que eu sou - de fato - dessa terra!”, disse, emocionado, o reitor da Ufal.

A escolha por Maceió como endereço fixo foi feita em 1993, quando ele deixou Ribeirão Preto, no interior de São Paulo para continuar sua história profissional: “Eu vim de mala e cuia e não foi para passar um período aqui, eu vim para ficar! A minha vida foi totalmente transformada e não foi só uma mudança de locus, foi uma mudança de vida mesmo”.

Maceió é morada, cupido e berço das gerações que Tonholo criou. “Nessa terra eu construí a minha família, casei, tenho as minhas filhas e a minha casa com meu trabalho digno e gratificante. Com muito orgulho, eu sempre me encontrei alagoano”, enfatizou.

Honorário, do latim: honorarius, que remete à honra

A cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe de uma localidade. É uma espécie de adoção oficial, sugerida por algum parlamentar. Foi o vereador José Márcio que pediu a outorga para o reitor da Ufal, proposta sobescrita por Chico Filho, com relatoria da vereadora Teca Nelma. A Câmara aprovou, por unanimidade, para conceder a homenagem em sessão especial, no próximo dia 17.

“Queria agradecer, de coração, ao vereador Zé Márcio, que é um cidadão que entende a importância da educação no município de Maceió e no estado de Alagoas. É um privilégio muito grande para mim, mas também para a Universidade, já que eu estou sendo reconhecido como cidadão em função do trabalho que eu faço na Ufal em favor de Maceió”, frisou Tonholo.

O reitor lembra que além das belezas naturais e os atrativos físicos da cidade, foram as oportunidades de trabalho que abriram as portas para continuar suas pesquisas e projetar uma carreira na maior instituição de ensino superior de Alagoas.

“Eu vim especificamente para trabalhar numa parceria que a gente já tinha enquanto eu ainda era da USP. Assim que cheguei já fui contratado como professor visitante e mesmo tendo sido concursado no mesmo ano de 93, a minha contratação como professor efetivo só saiu em 1995. Desde então, eu tenho vivido exclusivamente para desenvolver minhas atividades na Universidade Federal de Alagoas”, descreveu com orgulho sobre sua dedicação à instituição.

Carreira de reconhecimento na educação

Um dos mais respeitados pesquisadores da Ufal, Josealdo Tonholo é pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Bacharel e licenciado em Química, o docente é mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP).

Como professor atua nas áreas de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. E suas pesquisas científicas são voltadas para as áreas de Eletrocatálise e materiais; Degradação de resíduos da indústria de petróleo; Eletroanalítica; Eletroquímica orgânica; Corrosão em estruturas metálicas/concreto; Gestão em CTI; e Empreendedorismo.

Além de fazer ciência pela sociedade, os passos dados por Tonholo até chegar ao gabinete da Reitoria, transitaram por outros setores. Ele já passou por cursos de graduação e pós das exatas e tem trabalhos interdisciplinares com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e outras áreas como Jornalismo e Relações Públicas. “Isso engrandeceu a minha carreira na Universidade e aumentou o meu conhecimento de toda a estrutura da Ufal”, disse.

A experiência na gestão foi adquirida durante os períodos em que foi pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, em momentos onde a Universidade demandava diferentes ações. Ele esteve atuante em importantes marcos de crescimento e expansão da Ufal. As oportunidades nesse trajeto ultrapassaram as paredes dos laboratórios.

“Desde que cheguei aqui em Alagoas eu tive a oportunidade de trabalhar com as empresas da área de química, depois me aproximar mais do sistema Federação das Indústrias, Federação de Comércio, de conhecer bastante o pessoal do sistema agrário do Estado, movimentos sociais - por conta das tecnologias sociais que a gente desenvolvia -, tive a oportunidade de conhecer a fundo os trabalhos na área de educação que se disseminaram no Estado todo e, hoje, transformaram Alagoas num novo estado. O fato é que desde que eu cheguei aqui eu vim para mergulhar em Alagoas”, relembrou

E tem sido um mergulho bem explorado. O reitor paulista da Ufal, adotado por Maceió, conhece sua missão, mas como filho honorário dessa terra pretende muito mais: “Eu tenho a responsabilidade de honrar com esse título, brigar mais do que nunca por Maceió, para que ela seja a melhor cidade do mundo. E que eu possa dar minha contribuição para isso!”.