Simpósio brasileiro vai debater gestão e economia da construção

O 12º Sibragec tem como tema central Indústria 4.0 e os novos avanços da gestão da construção
Por Diana Monteiro - jornalista
05/11/2021 16h06 - Atualizado em 05/11/2021 às 16h10

Maceió sedia de 10 a 12 deste mês o 12º do Simpósio Brasileiro de Gestão de Economia da Construção (Sibragec2021), que nesta edição traz como tema central Indústria 4.0 e os novos avanços da gestão da construção. Realizado a cada dois anos, o evento é voltado a pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo e engenharias. Também tem como público-alvo construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e outros profissionais atuantes na indústria da construção civil, ou seja, uma excelente oportunidade para aglutinação dos esforços de todos que atuam neste segmento

O Sibragec2021 é organizado por um consórcio dos cursos de graduação de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas e de Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil da Ufal e de outras instituições de ensino superior do país, nas citadas áreas. Como as federais de Sergipe (UFS), da Bahia (UFBA), de São Carlos (UFSCar) e do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estão também na organização a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Instituto Imed.

De acordo com a professora Adriana de Oliveira Santos Weber, do Centro de Tecnologia (Cetc) da Ufal, O Sibragec 2021 será realizado em formato híbrido. Presencial no Hotel Maceió Atlantic suítes, localizado na Jatiúca – seguindo todos os protocolos de biossegurança da instituição alagoana, do Estado e do Ministério da Saúde –, e on-line pela plataforma Zoom.

O Sibragec atrairá cerca de 200 pessoas e contemplará na programação 2021 três diferentes minicursos: “O Summer School, voltado para estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e o 1º Desafio Sibragec, destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, consistindo em um desafio de ideias para solução de problemas reais de organizações inseridas no contexto da construção civil”, disse Adriana, doutora em Engenharia com ênfase em Construção, e também da comissão organizadora do simpósio.

Adriana aproveita para falar também, no contexto das temáticas abordadas, sobre a realização do evento internacional When Social Science meets Lean and BIM, totalmente on-line, que antecederá o 12º Sibragec. “O seminário internacional, será nos dias 8 e 9 de novembro e tem a Ufal como uma das organizadoras, em conjunto com a University of Huddersfilld do Reino Unido, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Ceará. O público internacional poderá participar também do Dia da Indústria, no primeiro dia do Sibragec 2021. De certa forma, os eventos terão interação entre si”, frisou.

Para acompanhar o seminário internacional When Social Science meets Lean and BIM, basta acessar aqui

Tema e programação

Para debater o tema central Indústria 4.0 e os novos avanços da gestão da  construção, o Sibragec 2021 contará também com a participarão de líderes brasileiros da pesquisa na área de Gestão e Economia da Construção. Segundo Adriana, pretende-se promover uma ampla discussão sobre os mecanismos de conhecimento científico e de novas tecnologias gerenciais desenvolvidas no ambiente acadêmico para ação e o desenvolvimento do setor da construção civil.

O segundo e terceiro dias (11 e 12) serão destinados à disseminação e à discussão da produção científica em gestão e economia da construção. As atividades contemplam painéis de debates por profissionais de alta competência e experiência na condução de pesquisas na área, com o objetivo de avaliar, de forma crítica, os avanços e as lacunas do conhecimento das citadas área foco do simpósio.

Dentre os palestrantes, está o pesquisador Lauri Koskela, professor na área de construção e gerenciamento de projetos da University Of Huddersfield, do Reino Unido, e membro fundador do International Groupfor Lean Construction. Ele é um dos pesquisadores mais citados nessa área de gestão da construção civil e de pesquisas afins.

O Sibragec 2021 também contará com a participação dos pesquisadores Mani Golparvar-Fard e Luis Felipe Alarcón, professores da University of Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos) e da Pontificia Universidad Católica de Chile, respectivamente.

O evento tem o patrocínio da Fapeal, CNPq e Senai-AL, com apoio institucional da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal. A professora Adriana aproveita para agradecer à pró-reitora Iraildes Assunção e ao diretor do Ctec, Vladimir Caramouri, pelo apoio dado para a concretização do Simpósio, sediado pela primeira vez em Maceió.