Soapbox Science Maceió 2021 debate pesquisas em educação, saúde e cultura

Evento apresenta ciência feita por mulheres e busca incentivar mais meninas a seguirem carreiras acadêmicas
Por Ascom Ufal
23/11/2021 07h57 - Atualizado em 23/11/2021 às 10h33

Estudo, maternidade, carreira científica e racismo. Esses são alguns dos temas que serão abordados durante o Soapbox Science Maceió 2021, nos dias 27 e 28 de novembro (sábado e domingo). O evento será on-line, com transmissão pelo canal do Youtube

Serão realizadas três mesas de debates, promovendo divulgação científica e ciência feita por mulheres nas mais diversas áreas. “Além de fazer parte do evento internacional Soapbox Science Weekend, nosso projeto também funciona como extensão pela Ufal e, portanto, daremos certificados aos participantes”, informa a professora do Instituto de Física (IF) e coordenadora do evento, Fernanda Matias.

Para receber certificado, basta preencher o formulário disponível neste link.

“No mesmo endereço, também é possível conferir todas as lives e eventos anteriores! Há várias palestras de cientistas maravilhosas com temas incríveis!”, destaca a pesquisadora. Para saber mais e acompanhar as novidades, é só seguir o Instagram 

Ciência feita por mulheres

O Soapbox Science Weekend começou no Reino Unido e tem se espalhado por vários países. O evento foi criado para divulgar a ciência feita por mulheres por meio de uma linguagem acessível e interessante para todos os públicos. 

“O objetivo é uma conversa sobre as pesquisas que elas desenvolvem, de forma que qualquer público seja capaz de compreender as ideias, fazendo com que a ciência feita nas universidades chegue mais perto de nossa sociedade e que esta compreenda também a importância para o desenvolvimento social e científico do país. Em época de fake news, isso é muito importante”, reforçou Fernanda. 

Ela ressalta que é fundamental entender, desde cedo, o papel da ciência no dia a dia, para defender os investimentos em pesquisa e valorizar a carreira de pesquisador. “Além disso, esperamos fortalecer a imagem de que ciência também é feita por mulheres e incentivar mais meninas a seguirem carreiras acadêmicas, contribuindo assim para diminuir vieses implícitos e desigualdades de gênero na nossa sociedade”, defende.