Museu Théo Brandão promove evento virtual sobre o artista Jasson

Processo da exposição, trajetória e obra do artista serão os assuntos do bate-papo
Por Jacqueline Batista - jornalista
16/11/2021 09h34 - Atualizado em 18/11/2021 às 08h56

O Munguzá Virtual de quinta-feira, 18 de novembro, vai entrar no clima da próxima exposição. A live, intitulada Jasson: o sol nasce para todos, terá a participação da artista visual Ser’tão e do curador da mostra, Renan Quevedo. O bate-papo virtual, intermediado pela professora Thaisa Sampaio Sarmento,  da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/Ufal), vai começar às 19h, no instagram do Museu (@museutheobrandao). Realizado pelo Museu Théo Brandão (MTB), o evento será uma oportunidade de conhecer mais sobre o processo da exposição, a trajetória e a obra do artista que é o próximo ganhador do Prêmio Gustavo Leite, uma homenagem que o MTB presta ao Artista Popular do Ano.

A marca e o colorido próprios da arte de Jasson estão presentes em garrafas, carrancas, malas, cadeiras e esculturas da fauna e flora. São peças que  poderão ser vistas na exposição, com abertura em 2 de dezembro, às 19h30, na Estação de Trens de Maceió. O artista de Belo Monte, no sertão alagoano, conquistou espaços em importantes eventos de design no Brasil e fora do país. Uma das obras de Jasson, a cadeira multicolorida, batizada de “O trono”, foi exposta no Salão Internacional do Móvel de Milão, evento considerado o maior do setor no mundo.

Ser’tão é a artista visual que vai  participar da mostra com uma intervenção em um dos vagões antigos e no ponto de ônibus em frente à CBTU. Antes de receber o convite do Museu para fazer parte da exposição, ela já vinha fazendo um trabalho em parceria com Jasson. “Ele é um grande mestre, um ícone da cultura alagoana, com um trabalho que tem uma autenticidade absurda, tanto que está ganhando todo esse repertório”, disse a artista.

O curador Renan Quevedo conheceu Jasson em 2018, quando estava em Alagoas realizando um trabalho de pesquisa para o projeto Novos para nós, em que ele percorre o Brasil contando as histórias de artistas populares. “Conheci o ateliê e vi peças absolutamente incríveis. Nesse primeiro contato, eu já fiz questão de falar sobre o trabalho dele no Novos para nós”, contou o curador, que escreveu no texto de apresentação da mostra: “Jasson nos apresenta de bandeja um mundo inédito, fértil e próspero: aceita os desafios da madeira e dá vida a tronos povoados com elementos da fauna e flora do sertão alagoano (…) No caminho onde a secura impera, o carcará ronda e as pedras resistem, um oásis nos pega de surpresa”.

O Munguzá Virtual surgiu a partir do tradicional Munguzá Cultural, evento mensal promovido pelo MTB, com um bate-papo sobre assuntos variados. Na ocasião, um munguzá era servido aos participantes. Em virtude da pandemia, o evento teve uma adaptação para a versão virtual.