Ufal tem 45 cursos com 5 e 4 estrelas na avaliação no Guia da Faculdade 2021

Publicação saiu no jornal O Estado de São Paulo, no último domingo
Por Lenilda Luna - jornalista
27/10/2021 15h53 - Atualizado em 27/10/2021 às 16h01

No último domingo (24), o jornal O Estado de S.Paulo publicou o Guia da Faculdade 2021, com os resultados da avaliação de mais de 16 mil cursos de graduação de todo o Brasil. As avaliações foram feitas por cerca de nove mil professores e coordenadores cadastrados. A metodologia conhecida como avaliação por pares faz um levantamento da opinião dos professores de ensino superior sobre questões como projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A Ufal está com 45 cursos com 5 e 4 estrelas.

O conceito mais alto é o 5, que significa excelente. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os cursos de Engenharia Civil e Agroecologia alcançaram essa nota máxima. Com nota 4, conceito muito bom, foram 43 cursos, de várias áreas, dos quatro campi da Ufal. Outros 29 cursos foram considerados três estrelas. A lista completa está no site do Guia da Faculdade, que é uma parceria do jornal O Estado de São Paulo com a empresa de tecnologia em informação Quero Educação.

No Centro de Tecnologia (Ctec), além do conceito 5 de Engenharia Civil, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária obteve o conceito 4, que significa muito bom; e os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Petróleo obtiveram nota 3 (bom). O resultado foi bastante comemorado pelo colegiado e pela direção da Unidade Acadêmica, de forma especial neste período tão difícil provocado pela pandemia de covid-19.

De acordo com o professor Vladimir Caramori Borges de Souza, diretor do Ctec, desde março do ano passado, devido à necessidade de distanciamento social, as atividades presenciais foram suspensas e a Universidade teve de se adaptar às novas condições rapidamente. “Por isso, esse resultado significa muito para nós, porque é o reconhecimento do esforço feito para superar muitas dificuldades. Estamos no terceiro período consecutivo sem poder receber presencialmente os estudantes”, ressaltou Caramori.

Vladimir Caramori destaca que o Ctec acompanha todas as avaliações, tanto institucionais como de entidades específicas. “No guia do Estadão é a primeira vez que participamos, mas os cursos do Ctec são sistematicamente bem avaliados em todos os processos de aferição de qualidade. Esses resultados positivos são fruto de um investimento permanente na qualificação do corpo docente, na melhoria da infraestrutura e no apoio aos estudantes”, considerou o diretor.

Para Caramori, um resultado excelente no guia de um órgão da imprensa de grande circulação nacional, como é o Estadão, ajuda a divulgar os cursos da Ufal. “Os estudantes que vão fazer a inscrição no Sisu [Sistema de Seleção Unificada] passam a considerar a Ufal como uma excelente opção e podem pesquisar o que temos a oferecer, como programas tutoriais, empresas juniores, cursos de nivelamento para os calouros e nosso programa de orientação acadêmica”, destacou.