Ufal planeja programação especial on-line para início de atividades acadêmicas de 2021

Palestras e mesa-redonda a partir do dia 19, com transmissão pelos canais Ufal Oficial e da Prograd no Youtube
Por Manuella Soares - jornalista
14/10/2021 14h19 - Atualizado em 18/10/2021 às 13h57

O semestre letivo 2021.1 da Ufal inicia na próxima terça-feira (19) e terá programação de boas-vindas organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Uma aula inaugural intitulada Voz e comunicação como ferramenta de sucesso vai ser transmitida pelo Youtube, nos canais Ufal Oficial e da Prograd, a partir das 15h.

O palestrante convidado é o fonoaudiólogo Geová Amorim, doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento e docente da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal. O professor enfatiza que as pessoas que se comunicam de forma assertiva alcançam melhores desempenhos na carreira.

A apresentação de Amorim vai discutir as principais habilidades necessárias para obter os resultados esperados na comunicação social e profissional. "Nesse contexto, a voz entra como um elemento importante, mas não o único, pois a comunicação bem sucedida exige outras Soft Skills", ressaltou.

Na programação da atividade, haverá debates sobre expressividade vocal, comunicação empática, estilos de comunicadores, comunicação e felicidade, além de Soft Skills em comunicação. O reitor Josealdo Tonho, a vice-reitora Eliane Cavalcanti e o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, darão as boas-vindas aos veteranos e aos novos alunos da Ufal, assim como os demais pró-reitores e representantes das coordenações e campi fora de sede.

Segundo Amauri Barros, toda a equipe da Prograd se empenhou para promover esse evento, que, mesmo de forma virtual, pretende fazer esse acolhimento a quem está chegando à Universidade e dar as boas-vindas a calouros e veteranos.

De acordo com o calendário aprovado pelo Consuni, a primeira semana é dedicada ao planejamento acadêmico, ajustes de matrícula e outras solicitações dos alunos referentes à situação acadêmica. Confira aqui todas as datas importantes.

Programação fora de sede

Cada campus com suas respectivas unidades educacionais está organizando atividades para iniciar o semestre letivo 2021.1. Em Arapiraca a programação será na quarta-feira (20), quando o diretor-geral Arnaldo Júnior e o diretor acadêmico Elthon Oliveira darão as boas-vindas aos estudantes.

A partir das 16h, nos canais Ufal Oficial e da Prograd no Youtube, o professor Marconi Tabosa é o convidado para a palestra O trabalho da reciclagem: Uma experiência de cooperativismo de catadores em Arapiraca. Logo em seguida, haverá a mesa-redonda Graduação: Desafios e oportunidades na visão de egressos do campus. O professor Rodolfo Carneiro vai mediar o debate com a participação de ex-alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Pesca, Serviço Social e Ciências Biológicas.

O Campus do Sertão também preparou uma programação de acolhimento para o início de semestre letivo 2021.1. No dia 20 de outubro, o diretor-geral Agnaldo Santos e o diretor acadêmico Thiago Matias vão dar as boas-vindas à comunidade e, em seguida, haverá palestra com a professora Cristian Sales, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ela vai abordar o tema Cota não é esmola, é direito, é reparação: reafirmando a importância das ações afirmativas nas universidades. A mediação será do professor Vagner Bijagó, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (Neabi) no Campus do Sertão.

O horário da atividade será a partir das 14h, com transmissão pelo canal Ufal Campus do Sertão Oficial no Youtube. Veja em anexo a programação completa preparada pelo Campus do Sertão