Dia internacional do Idoso tem programação especial da Ufal

Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos continua atuando de forma virtual
Por Jacqueline Freire - jornalista
01/10/2021 15h28

Envelhecer de forma saudável é uma das metas do Decade of healthy ageing, um documento que estabelece diretrizes e ações que acontecerão durante os anos 2020 a 2030. O Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos (GPMI), da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, trabalha com essa perspectiva e realiza neste dia 1º de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Idoso, visitas aos idosos acompanhados para lembrar a data.

A professora Elizabeth Souza, líder do GPMI, explica que as medidas para um envelhecimento saudável incluem, dentre vários: mudar a forma de pensar e agir em relação ao envelhecimento e desenvolver e manter a habilidade funcional e mental, que permitem o bem-estar na idade avançada. “Trabalhamos no sentido de adquirir hábitos de saúde que mantenham a saúde bem, isto é, que adicionem vida aos anos, ensinando sobre envelhecimento desde a infância, favorecendo o acesso a serviços de saúde para cuidados diários e de longa duração”, disse.

Além disso, ter apoio social da família e dos governos e combater a discriminação por idade ajudam no envelhecimento saudável e com mais dignidade. Elizabeth diz que acima de tudo é preciso ser feliz dentro das suas possibilidades, ser respeitado e reconhecido como uma pessoa que tem sabedoria e muita história para contar.

“O GPMI, por meio do projeto de extensão EnvelheSer Ativo, realiza, dentro do programa da Universidade da Terceira Idade, a promoção da saúde das pessoas idosas acompanhadas, com lives mensais que foram iniciadas no período da pandemia, onde sempre apresentamos um tema relevante para a promoção da saúde e fazemos exercícios guiados por uma música, esse momento é muito importante pois elas conseguem se ver e interagir uma com as outras”, afirmou.

Semanalmente o grupo também realiza postagens no grupo de whatsapp com orientações sobre exercícios, alimentação, saúde mental, relaxamento, como utilizar as mídias sociais, dentre outros temas. “Fazemos também postagens no Instagram do grupo para divulgação para as pessoas idosas e também as que não são idosas sobre temas diversos, com o objetivo de propagar o conhecimento acerca do envelhecimento saudável”, explicou.

Por conta da pandemia, as ações estão acontecendo de forma virtual. “Passamos por momentos de adaptação ao uso do Whatsapp, mas agora todas sabem utilizar”, lembrou a professora.

O grupo

Criado em 2014, o Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos conta com participação dos profissionais e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Educação Física, Direito, Odontologia, Serviço Social e Nutrição, e visa a promoção da saúde da pessoa idosa em todos os âmbitos e faixas etárias. “Acreditamos que só assim poderemos construir e manter uma sociedade que veja o envelhecimento como uma fase da vida como outra qualquer e que precisa de atenção e cuidados de todos”, destacou.