Reitor faz primeira reunião do ano com diretores de unidades e pró-reitores

A partir de agora, o encontro será mensal para discutir os rumos da Universidade
Por Simoneide Araújo - jornalista
15/01/2021 15h00

Na primeira reunião de 2021 da gestão com os diretores de unidades acadêmicas, o reitor Josealdo Tonholo confirmou que esse encontro será mensal, toda segunda quinta-feira de cada mês, ainda on-line por conta da pandemia. Ele destacou que esse momento é importante para que todos sejam informados sobre a situação da Universidade Federal de Alagoas, dividindo conquistas e dificuldades também.

Na pauta da reunião, que contou com a participação da vice-reitora Eliane Cavalcanti e dos pró-reitores, Tonholo fez um relato sobre o fechamento do ano de 2020 na Ufal e no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU).”Apesar de ter sido um ano totalmente atípico por conta da pandemia da covid-19, a Universidade se reinventou todo o tempo, com ações administrativas, dos pesquisadores, extensionistas e do próprio HU. Foi um ano em que conseguimos executar 99,91% do orçamento regular da Ufal e cem por cento das TED [Termos de Execução Descentralizada]. Fechamos o ano com um montante da ordem de R$19 milhões de orçamento extraordinário, vindo de emenda de orçamento e de TED. Tudo devidamente executado”, informou.

Ao falar sobre a execução dos recursos vindos para a Ufal, o reitor fez um agradecimento especial às equipes da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF), Ordenação de Despesas e da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). “Esse time, junto com vários diretores das unidades, que se somaram à força-tarefa, garantiu a execução do nosso orçamento. Esse foi um ponto muito positivo e eu queria agradecer todo o empenho dedicado. Também quero parabenizar as unidades acadêmicas que conseguiram investimentos fora do orçamento regular da Universidade, como por exemplo, o Instituto de Educação Física, o Instituto de Computação, o Cedu [Centro de Educação], o Campus Arapiraca, o Ceca [Campus das Engenharias e Ciências Agrárias], o Ctec [Centro de Tecnologia], o Campus do Sertão e o Campus Penedo. Quero agradecer”, destacou.

Sobre o HU, Tonholo orgulhou-se ao falar sobre o desempenho do Hospital em 2020. “Nosso HU executou cem por cento do seu orçamento, num esforço conjunto de todo o time. Isso é motivo de orgulho para todos nós e temos de destacar que o HU, agora, é 5º no ranking da Rede Ebserh em termos de desempenho orçamentário, qualidade do serviço prestado, atendimento às auditorias, entre outros itens. No último ano, o HU saiu da 46ª posição. E observem que são 46 hospitais que compõem a Rede”, declarou.

O reitor também relatou que foi a Brasília e teve reuniões com os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Educação (MEC). Na pauta, projetos do Ceca e do Ctec, além de outras questões relevantes em relação às vagas já acordadas para a Ufal para os cursos de Medicina de Arapiraca e Letras-Libras, entre outros pontos.