Ufal participa de pesquisa sobre impactos da pandemia no estilo de vida

Público-alvo são estudantes da graduação, técnicos e docentes do ensino superior de 11 instituições do país
Por Manuella Soares - jornalista
24/09/2020 16h08

Pesquisadores das cinco regiões do Brasil se uniram para analisar os impactos da pandemia da covid-19 no estilo de vida dos estudantes e servidores, técnicos e docentes, do ensino superior. O professor Luiz Rodrigo Augustemak de Lima, do Instituto de Educação Física e Esporte da Ufal (Iefe) foi convidado para ser o coordenador local da pesquisa que envolve 11 instituições do país.

Para participar é preciso ter 18 anos ou mais e vínculo ativo, profissional ou acadêmico, na Ufal. Basta preencher o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e acessar o formulário online, até o próximo dia 30 de setembro, para responder a um questionário que dura no máximo 30 minutos.

“A participação na pesquisa é voluntária e o protocolo foi aprovado pelos Comitês de Ética das 11 instituições envolvidas. É muito importante participar, pois a partir das informações obtidas poderemos compreender como a pandemia afeta o nosso estilo de vida. Estas informações poderão nortear diferentes propostas de intervenção em diversos aspectos da saúde, que poderão ser implementadas no retorno regular das atividades acadêmicas”, reforçou o professor Luiz Rodrigo.

Os dados pessoais serão mantidos sob sigilo e os voluntários vão ser identificados por números. Nesta primeira etapa, a pesquisa vai coletar informações sobre alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, atividade física, sono e nível de estresse. O questionário também aborda aspectos laborais, de estudos e econômicos impactados durante a pandemia.

Todas as pessoas que responderem ao formulário serão convidadas a participar da segunda etapa da pesquisa, em dezembro. Não será obrigatório, mas só poderá participar da próxima fase quem for voluntário na primeira. Isto porque os dados são para fins comparativos.

“Embora tenhamos nos afastado do pico de transmissão do Coronavírus no estado de Alagoas, ainda estamos vivendo com certas restrições e mudanças no nosso estilo de vida que foram impostas pela pandemia. Nós percebemos estas mudanças, por exemplo, nos hábitos alimentares, na atividade física e comportamento sedentário, nos relacionamentos, controle do estresse, comportamentos preventivos e na qualidade das noites de sono. Assim, pretendemos identificar este retrato atual do estilo de vida de uma amostra representativa da comunidade universitária da Ufal, estabelecendo um ponto de comparação para os dados que serão obtidos no segundo momento de avaliação”, explicou o coordenador local do estudo.

Ufal na pesquisa

O convite para o professor Luiz Rodrigo, coordenador do Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Desempenho Humano e Saúde (Iefe/Ufal), para executar a pesquisa em Alagoas foi  realizado por professores das universidades federais do Amazonas (Ufam) e do Recôncavo da Bahia (UFRB), que coordenam um grupo de jovens pesquisadores no assunto. “Está sendo muito importante iniciar a pesquisa na Ufal logo com um estudo dessa magnitude. Tudo foi muito rápido e novo com esta pandemia da covid-19, assim como o impacto que ela provocou no nosso estilo de vida. Com isto, um grupo de pesquisadores de todo o Brasil foi formado e, para minha felicidade, fui convidado a integrar a equipe, incluindo a Ufal no estudo”, destacou Augustemak.

Ele conta que apesar da agilidade do Comitê de Ética da Ufal em aprovar o estudo, precisou aguardar a aprovação em todas as instituições de ensino para, então, iniciar a coleta de dados por meio do formulário online. Por isso, ratifica a importância de um breve retorno da comunidade acadêmica dos quatro campi em Alagoas para massificar os dados do Estado.

“Precisamos impulsionar e sensibilizar a participação de mais voluntários ainda nesta fase para que tenhamos um retrato fiel da comunidade universitária da Ufal, tanto alunos quanto servidores. Assim, na próxima etapa, os mesmos participantes responderão novamente o questionário online para que possamos comparar o efeito da pandemia - da forma como ela se desenvolve por aqui - no estilo de vida das pessoas”, reforçou.

Mais informações sobre a pesquisa acesse o site e visite o Instagram do projeto @estilodevida_covid19.