Proford planeja cursos de formação para docentes se adaptarem ao virtual

Necessidades podem ser indicadas em formulário online; Programa já ofertou mais de 2,3 mil vagas em dois ciclos
Por Manuella Soares - jornalista
10/09/2020 11h51 - Atualizado em 14/09/2020 às 14h49

Docente buscando cada vez mais conhecimento. Essa é uma demanda constante na Universidade Federal de Alagoas e, para suprir, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford), aumentou a oferta de cursos. À frente dessa organização está uma equipe disposta a entender melhor as necessidades dos professores e disponibilizou um formulário online para direcionar as ações.

Até esta sexta-feira (11) é possível colaborar com as informações que vão mapear o grau de domínio técnico com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os sistemas de webconferência e o interesse sobre alguns cursos já ofertados. Entre os mais pedidos estão Produção de Videoaula, de Podcast e de Material didático para o ensino remoto; Oficina de aula remota; Estratégias didáticas para o aprendizado ativo no ensino remoto; e Acessibilidade e Tecnologias Assistivas.

No formulário online também é possível indicar outras propostas de cursos para o Proford ofertar. De acordo com a coordenadora Vera Pontes, o contexto da pandemia impulsionou a procura por formação continuada e o programa já vai entrar no 3º ciclo de atividades formativas.

“O objetivo desse planejamento participativo é o foco nas necessidades reais identificadas pelo professor para a realização de Atividades Acadêmicas Não Presenciais (AANP) no âmbito do Período Letivo Excepcional (PLE). Em breve, lançaremos edital para seleção de propostas dos cursos numa parceria com a Gerência de Capacitação da Progep”, destacou.

Outra ação do Proford ainda este ano é disponibilizar 160 vagas distribuídas entre as unidades acadêmicas para o curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas.  A atividade é fruto de uma parceria com a Inova Práticas Educacionais (IPE/SC) e será ministrada pelos professores José Moran (USP) e Denia Falcão (IPE/SC). O mesmo curso já foi ofertado na Ufal em 2018 e agora a ideia é formar multiplicadores nas diversas unidades para auxiliar os docentes neste novo cenário.

Trabalho pela formação continuada

Os cursos presenciais ou híbridos do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior já são tradicionais e previstos num calendário anual de capacitação da Ufal. Mas com as restrições sociais necessárias para preservar a saúde de todos, o Proford precisou se adaptar à realidade e trabalhar com o único cenário possível: o online.

O primeiro ciclo de formação docente totalmente online já saiu do papel em abril, com planejamento junto ao GT Educação mediada por Tecnologias. Foram 30 turmas e mais de 1,3 mil vagas distribuídas entre os cursos Moodle Básico e Avançado, Produção de Videoaula, Videoconferência/Webconferencia, Docência Online e Sigaa Extensão.

Já o segundo ciclo iniciou no mês de junho e adaptou para o ambiente virtual as ofertas regulares do Proford, previstas no cronograma de 2020, com articulação da Gerência de Capacitação da Progep.  De acordo com Vera, os cursos buscam responder às demandas formativas indicadas pelas unidades acadêmicas por meio do Formulário de Levantamento das Necessidades de Capacitação (FLNE) aplicado pela pró-reitoria. Nesta etapa, que se estende até outubro, serão cerca de 30 turmas e mais mil vagas preenchidas para capacitações.

“Os resultados colhidos nestes ciclos são bastante positivos uma vez que as ofertas formativas têm buscado de uma forma geral contribuir com o processo de desenvolvimento profissional docente e, de forma particular, têm auxiliado no processo de migração – provisória - para o ensino online, sinalizando, de igual modo, o ensino híbrido como uma possibilidade no pós-pandemia, cooperando com os processos de transformação digital”, avaliou a coordenadora do Proford.

Com a aprovação do Período Letivo Excepcional, o terceiro ciclo vai dar continuidade aos processos formativos para a prática docente mediada pelo digital com foco em preparar os professores para essa nova etapa do ensino na Universidade.