Pesquisadores do Cedu lançam livro sobre política e gestão da educação em AL

Obra foi lançada pela Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação de Alagoas e é fruto da parceria entre Ufal, Uneal e outras instituições
Por Diana Monteiro - jornalista
18/09/2020 16h00 - Atualizado em 19/09/2020 às 14h40

O livro Políticas e Gestão da Educação Brasileira em Cenário Alagoano, lançado de forma virtual, no último dia 10, marca mais uma ação de relevante contribuição para a área de educação no Estado. Todos os autores são alagoanos com vínculos em grupos de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE ), da Universidade Federal de Alagoas. A obra também conta com a participação de docentes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e das demais instituições de ensino superior do Estado.

O livro, em formato e-book, é o primeiro a ser lançado pela Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Anpae), secção Alagoas dirigida, desde 2017, pelos pedagogos Javan Sami Araújo dos Santos e Salatiel Braga Trajano Júnior e também organizadores da obra. Egressos do curso de Pedagogia da Ufal, Javan atualmente é aluno do doutorado em Educação  e Salatiel fez mestrado na mesma área, cursos pertencentes ao Programa de Pós-graduação do Centro de Educação (Cedu) .

Como resultado da parceria entre associados e membros da comunidade acadêmica das instituições envolvidas, Javan diz que a Anpae coloca à disposição uma obra fruto da sistematização de discussões ocorridas em tempos de covid-19 (em curso), que impediu a realização presencial, este ano, do 4º Encontro Estadual da Anpae local. O livro reúne dezesseis textos e segundo Javan, pelo minucioso estudo de cada realidade regional e/ou local, teve importância destacada pelo presidente da Anpae Nacional, Romualdo Portela, docente da Universidade de São Paulo (USP).

Javan reforça que, além de significativa relevância para os estudiosos, professores, estudantes e demais profissionais da Educação em Alagoas, a obra assume diferentes aportes teórico-metodológicos e estão relacionados às diversas discussões, reflexões em torno da investigação, desenvolvimento e práticas de seus respectivos autores e coautores. Inclusive, afirmando-se como uma proposta que referencia a atuação acadêmica e científica dos anpaeanos na construção da sociedade, do cenário e da divulgação de pesquisas na área educacional de Alagoas.

Acreditar na transformação social por meio da educação e de suas conexões com as demais áreas pauta o trabalho da Anpae. A atuação, por meio dos textos, prevê ampliar e fortalecer parcerias e diálogos. “Por isso, a nossa linha de trabalho segue diálogo, gestão democrática, ações articuladas em rede, participação, controle e mobilização social para coadunar com a finalidade da Anpae”, enfatizam os organizadores do livro Javan e Salatiel, ambos servidores públicos municipais com desempenho profissional na área de gestão pública em Educação.

Autor do primeiro capítulo da obra, Javan Araújo, em parceria com Salatiel Braga e com o diretor do Cedu, Jorge Eduardo de Oliveira, também tem participação no segundo capítulo. Aproveita para destacar o importante papel da Universidade Federal de Alagoas para o desenvolvimento da Anpae, dizendo que, ambas coadunam com a defesa da Educação Pública, de boa qualidade e socialmente referenciada. Cabendo, inclusive, com o que preconiza o tripé acadêmico da Ufal: pesquisa, ensino e extensão.

“Na entidade, vários docentes e discentes do PPGE da Ufal são pesquisadores associados e alguns, inclusive, já estiveram à frente dela. A exemplo das professoras Adriana Almeida Sales, Edna Cristina Prado, Maria Betânia Gomes e Inalda Maria dos Santos. O encontro local promovido pela Anpae sempre está vinculado ao Epeal, evento de pesquisa em educação de Alagoas ligado ao Programa PPGE da instituição.  Por ter em sua maioria, professores membros do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional (GAE), a Anpae de Alagoas utiliza a Sala de Pesquisa 207, no Cedu”, enfatizou Javan ao reforçar a relevante contribuição da Ufal nas ações da Associação.

Para conhecer o e-book Política e Gestão da Educação Brasileira em Cenário Alagoano, acesse o link.

História e atividades

A Anpae nacional foi fundada em 1961 por professores universitários de administração escolar e educação comparada. É uma entidade civil de utilidade pública e natureza acadêmica no campo da política e da gestão da educação. Depois da Associação Brasileira, fundada no âmbito do movimento dos Pioneiros da Educação no início da década de 1930, a Anpae é a mais antiga associação de administradores educacionais da América Latina e a primeira brasileira da sociedade civil organizada no campo da educação. Congrega pesquisadores, docentes e estudantes de educação superior, dirigentes e técnicos dos sistemas de ensino e professores e diretores de escolas, além de outros espaços sociais de educação e formação cidadã.

Atualmente a Anpae-AL conta com quarenta associados e Javan Araújo faz uma breve retrospectiva sobre a entidade no Estado: “Atuamos desde a indicação da presidência da Anpae em 2017, na então gestão do professor João Ferreira de Oliveira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), quando Alagoas não possuía um quantitativo mínimo para a representação. Em 2019, atingindo o quantitativo para participação da eleição da Associação, eu e o professor Salatiel fomos eleitos democraticamente, via votos dos associados locais, para o biênio 2019-2021”, frisou.

Javan acrescenta que a Associação em Alagoas desenvolve trabalho no campo educacional e tem a sua missão na luta pelo efetivo exercício do direito à educação de qualidade para todos. Em consonância com atividades promovidas, a Anpae - AL tem os seguintes objetivos:   promover a prática associativa e a formação profissional de professores e dirigentes educacionais.; fomentar a cooperação e o intercâmbio entre associações e organizações nacionais e internacionais de educação  e desenvolvimento humanos; e incentivar  a pesquisa científica e a socialização de estudos  e experiências inovadoras no campo da política e da gestão da educação e seus processos de planejamento e avaliação.

Mais sobre a Anpae no site da entidade.