Laboratório Hipnos recebe menção honrosa da Sociedade Mundial do Sono

Reconhecimento internacional foi concedido pela realização de eventos locais sobre o tema
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
02/09/2020 15h56 - Atualizado em 02/09/2020 às 15h56
Ação na praça sobre a importância de dormir bem

Pelas atividades realizadas com foco em divulgar pesquisas e informações sobre o sono da população alagoana, a equipe do Laboratório Hipnos, do Campus Arapiraca da Ufal, recebeu uma Menção Honrosa da Sociedade Mundial do Sono (World Sleep Society, em inglês).

A premiação internacional ocorreu como reconhecimento à programação da Semana de Prevenção dos Distúrbios do Sono e do 2º Encontro Científico do Agreste Alagoano dos Distúrbios do Sono (ECAADS), atividades realizadas pelo Hipnos, em fevereiro deste ano, em comemoração ao World Sleep Day 2020.

Com pouco mais de dois anos de atividades, com estudos iniciados em 2018, a equipe de pesquisadores comemorou a conquista. “Entre centenas de programações envolvidas nessa comemoração ao redor do mundo, fomos selecionados para receber esta Menção Honrosa de premiação por atividade distinta”, comemora a professora e uma das coordenadoras do Laboratório, Christiane Feitoza.

Ao falar sobre a importância desse reconhecimento, a docente destaca quea premiação coloca o laboratório, e também a Ufal, no cenário internacional, o que favorece o surgimento de futuras parcerias entre universidades, instituições, profissionais da saúde e de áreas multidisciplinares interessados nos estudos do sono”.

A premiação pública será realizada ano que vem. “Por causa da pandemia, receberemos a Menção durante a cerimônia de abertura do Congresso Internacional World Sleep 2021, no Rio de janeiro, no dia 12 de setembro”, informa a pesquisadora.

Continuidade dos eventos

A equipe do Hipnos já se programa para que os eventos em comemoração ao Dia Mundial do Sono tenham continuidade. Para a docente Christiane Feitoza, é importante que o grupo de pesquisa integre esse tipo de iniciativa para difundir informações, tendo em vista que é uma temática pouco divulgada.

Ela aproveitou para convidar demais interessados a participarem das atividades e agradeceu aos que se engajaram este ano. “A realização do 2º Encontro Científico do Agreste Alagoano dos Distúrbios do Sono e da 1ªSemana de Prevenção dos Distúrbios do Sono, que culminou com esta brilhante premiação, só foi possível graças ao empenho de um grande time de alunos do curso de Enfermagem, técnicos, professores e gestores da Ufal, palestrantes e facilitadores convidados, além de servidores da Prefeitura Municipal de Arapiraca e patrocinadores”, reconhece a docente.

Este ano, foi a segunda participação do grupo nesse evento internacional. Segundo a pesquisadora, por meio das programações, incluindo a realizada pelo Laboratório do Campus Arapiraca, a World Sleep Society promove uma série de informações clínicas e científicas entre diferentes culturas de sono e sociedades.

“Precisamos acordar a comunidade em geral e acadêmica para a importância de dormir bem. A data, criada pela Sociedade Mundial do Sono e celebrada em março, já acontece mundialmente há mais de uma década e tem a missão de promover a saúde do sono em todo mundo, integrando ações de educação e apoiando as políticas públicas relacionadas que visem a melhoria da qualidade de vida”, ressalta a pesquisadora.

Para saber mais sobre os eventos realizados pelo Hipnos, acesse o site.

Para conferir a Menção Honrosa recebida, clique aqui.