Projeto da Ufal cria Guia Nacional do Livro Didático em parceria com o MEC

Benefício atinge aproximadamente 50 milhões de estudantes e 50 mil escolas em todo o país
Por Jacqueline Freire - jornalista
25/09/2020 16h28 - Atualizado em 27/09/2020 às 17h21

A escolha do livro didático é uma das mais importantes para o planejamento do ano escolar. Para auxiliar nesse processo, existe o Guia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Professores, diretores e gestores de escolas públicas de todo o Brasil já podem escolher os seus livros didáticos do próximo ano, através do link, e conferir as obras literárias disponíveis no PNLD desenvolvido pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Nees).

É um benefício que atinge aproximadamente 50 milhões de estudantes. Segundo o professor Diego Demerval, coordenador do Nees, os guias interativos do PNLD são disponibilizados para auxiliar o processo de escolha das obras didáticas e literárias pelas escolas públicas de todo o brasil. “O guia do PNLD 2020 literário abrange a escolha de obras literárias para os anos finais do ensino fundamental. O alcance é de quase 50 mil escolas”, explica.

A Ufal e o Nees iniciaram parceria com o MEC em projetos anteriores. A produção deste guia surgiu de uma nova demanda do MEC e FNDE para o grupo devido à especialidade do grupo na área de tecnologias educacionais e pela experiência bem-sucedida na produção dos guias do PNLD 2018 literário, PNLD 2019 didático e PNLD 2020 didático.

A escolha das obras é feita no sistema do MEC pelas escolas. Sendo um sistema de apoio para visualização das obras aprovadas no PNLD de forma resumida, o guia é um catálogo interativo que permite aos educadores verificarem rapidamente quais obras foram aprovadas e ajudarem na tomada de decisão.

“O guia apoia o processo de escolha das obras literárias pelos professores e diretores das escolas, parte importante do PNLD. Ao final do processo de escolha, os alunos receberão dois livros literários (escolhidos pelos professores) e a biblioteca das escolas receberá dois acervos de obras literárias para os anos finais do ensino fundamental em todos os cantos do Brasil”, diz o professor Demerval.

Nees

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) é um grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas que tem por objetivo pesquisar e desenvolver soluções de TI, gerando conhecimento científico de vanguarda e promovendo a sua transferência para a sociedade civil, setor produtivo e comunidade científica.

O Nees é formado por professores, pesquisadores e instituições parceiras com o intuito de atuar em três linhas de pesquisa: web semântica, empreendedorismo social e informática na educação (IE).

Coordenado pelos professores Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos, da Faculdade de Medicina e Leonardo Marques, do Centro de Educação, e com coordenação técnica do professor Alan Pedro do Instituto de Computação, o Nees conta com o apoio do IC, que é coordenado pelo professor Marcus Braga e do NTI, chefiado pelo servidor técnico Reinaldo Cabral. Mais informações aqui.