Grupo de estudos do Ceca promove 2° Simpósio de Agriculturas e Saberes

Atividade acontece nos dias 3 e 4 de setembro e será virtual
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
31/08/2020 15h42 - Atualizado em 02/09/2020 às 17h01

Entre os dias 3 e 4 de setembro de 2020, o  Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias e Sociais de Alagoas (Gecasa), da Universidade Federal Alagoas (Ufal), promove o 2° Simpósio de Agriculturas e Saberes Saudáveis, no canal Genasa Ufal, às 14h.

O evento deve colaborar para a instalação, em Alagoas, de um fórum permanente de debates sobre soberania e segurança alimentar que articule práticas acadêmicas e aponte a importância da produção social de alimentos e de seus saberes.

Em 2020, excepcionalmente por causa da pandemia de covid-19, o evento acontecerá virtualmente e está vinculado no 10° Encontro Científico e Cultural (Enccult), uma iniciativa promovida por colegas professores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e participa da 7° Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura).

Durante os dias  3 e 4 de setembro, a programação é composta por apresentação de artigos e debates acadêmicos sobre soberania, segurança alimentar e saberes saudáveis, promovendo também o 1° Encontro dos Povos da Terra de Alagoas.

O 1° Encontro dos Povos da Terra de Alagoas pretende reunir indígenas, quilombolas, camponeses, sem terra, pescadores, ribeirinhos, estudiosos, pesquisadores, ativistas e organizações sociais com atuação em questões relacionadas à terra, ao meio ambiente e às causas daqueles que vivem na terra e por ela lutam. É um primeiro esforço de convergência de forças, energias e sabedorias diversas em torno de temas como questão agrária, crise ambiental e sanitária, políticas públicas (ou ausência delas), história, cultura e resistência popular.

Para mais informações acesse este link.