Edufal homologa 46 trabalhos submetidos para e-books sobre a covid-19

Editora vai financiar 30 livros digitais que contemplam análises inovadoras relacionadas ao contexto da pandemia
Por Manuella Soares - jornalista
12/08/2020 14h02 - Atualizado em 12/08/2020 às 14h28

O assunto exige uma atenção científico-acadêmica especial. O olhar da Ufal se voltou para a produção de conhecimentos sobre a covid-19 e o resultado foi a homologação de 46 trabalhos submetidos no edital para publicação de e-books pela editora Edufal. A contribuição dos pesquisadores da maior instituição de ensino de Alagoas para o tema marca o início da política de publicação de conteúdos digitais da Ufal, uma tendência contemporânea de comunicação e divulgação científica, técnica e tecnológica.

“É um momento ímpar porque a Universidade Federal de Alagoas apresenta publicações relacionadas às novidades técnico-científicas e a sua reinvenção enquanto universidade nesse novo contexto do ‘não-presencial’. A Edufal está de parabéns, e toda a comunidade da Ufal que está trabalhando com energia nesses e-books que serão lançados”, comemorou o resultado o reitor Josealdo Tonholo.

Serão publicados 30 livros, em formato eletrônico, que vão contemplar relatórios técnicos, diagnósticos, prognósticos, estudos, resultados de pesquisa, instrumentos de ação, planos de intervenção, estratégias, soluções tecnológicas e outras modalidades de produção intelectual diretamente relacionadas à covid-19 em várias áreas do conhecimento.

“Tivemos uma resposta muito satisfatória da comunidade acadêmica. Lançamos o edital no dia 1º de junho e, em pouco mais de dois meses, recebemos quase 50 livros, das mais variadas áreas do conhecimento e dos três campi da Ufal. Essa é uma demonstração inconteste da dedicação e do compromisso com a geração de conhecimento original por parte dos nossos pesquisadores, docentes, técnico-administrativos e estudantes”, destacou o diretor da Edufal, Elder Maia.

Após essa etapa de homologação dos trabalhos inscritos inicia o processo de avaliação por um variado e experiente grupo de pareceristas. De acordo com o edital, o resultado será divulgado no dia 17 de setembro, e, em seguida, começa a fase de editoração para publicar as obras.

Impactos positivos

O tema escolhido para contemplar o edital foi motivado por recursos obtidos junto ao Ministério da Educação (MEC), decorrentes das ações da Ufal no âmbito de combate à covid-19. A Edufal vai financiar todo o processo editorial, se responsabilizando ainda em divulgar e distribuir os livros publicados.

“Em breve, todo esse conhecimento será disponibilizado gratuitamente na forma de e-books para a sociedade civil organizada, para os governos, hospitais, organizações não-governamentais, empresas, para os mais variados profissionais, para a própria Universidade e a sociedade de uma forma geral. É uma ação inédita no país, produzir, em tão pouco tempo, um volume de análises, dados e conhecimento sobre a pandemia, nas mais variadas áreas do conhecimento e estabelecendo múltiplas interfaces”, ressaltou Maia.

A iniciativa do edital foi elogiada e recomendada pelo Comitê Cientifico do Consórcio Nordeste (C4NE) como uma boa prática a ser replicada por outras universidades nordestinas. O sucesso da produção acadêmica da Ufal já vislumbra outros resultados positivos para a instituição.

“É um momento muito importante porque quando a gente tem 46 trabalhos submetidos, a gente já começa a ver com muita expectativa o impacto que isso vai ter na avaliação das pós-graduações. Então, certamente vai ajudar no último quadriênio de avaliação da Capes para melhorar os nossos indicadores”, avaliou Tonholo.