Campus do Sertão promove curso de produção de texto para estudantes

Para acompanhar, basta seguir o perfil do @mandebemnaredacaodoenem e ficar atento às dicas
Por Jacqueline Freire - jornalista
07/08/2020 17h51 - Atualizado em 07/08/2020 às 18h00

Quer mandar bem na redação do Enem? Até o mês de novembro o projeto de extensão “Mande bem na redação do Enem!” realiza, no perfil do Instagram, lives de cerca de 50 minutos de duração e podcasts produzidos em rádios do município de Delmiro Gouveia. O projeto é ligado ao programa Ufal Campus do Sertão Conectad@, e tem parceria com o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Pedagógico da 11ª GERE – Seduc / AL.

“Este projeto tem o objetivo de promover, neste momento de isolamento social devido à pandemia ocasionada pelo covid-19, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências e habilidades de redação de estudantes da 3ª série e de egressos do Ensino Médio de escolas públicas do sertão alagoano; assegurar o acesso a conhecimentos relacionados à área de Linguagens e Códigos; e promover debates de temas transversais, a exemplo de prevenção e saúde pública, papel e contribuições da ciência e da sociedade civil contra pestes e epidemias, comportamentos sociais e psicológicos durante isolamento social, solidariedade e ações populares, dentre outros”, explica o professor Thiago Trindade Matias, um dos coordenadores.

Além dele, o projeto tem a coordenação do professor Cezar Alexandre Neri, do curso de Letras/Língua Portuguesa, e conta com a colaboração de docentes do curso de Pedagogia e de estudantes do curso de Letras, servidoras técnicas (psicóloga e assistente social) do Campus Sertão, além da participação de membros externos vinculados à Secretaria de Saúde de Delmiro Gouveia.

De acordo com a professora Roseane Lopes Araújo, chefe do Núcleo de Rede, “O ensino e aprendizagem é um processo contínuo, no qual não deveriam existir intervalos em nenhuma de suas fases. Nesse período de isolamento social, nosso maior desafio é alcançar os estudantes e dar-lhes condições de continuarem aprendendo e prepararem-se para disputar uma vaga na universidade”, diz.

A professora Madalena Curaçá, técnica de Acompanhamento Pedagógico da 11ª GERE da Seduc/AL, destaca a importância deste projeto e a parceria com o Campus do Sertão: “A escrita, de maneira geral, é uma das grandes dificuldades dos estudantes, talvez por ser menos praticada do que deveria no cotidiano da escola, talvez porque nossos docentes também não estejam devidamente preparados para estimular e orientar essa prática. Por isso a importância desse projeto de Extensão. Com ele, esperamos estimular os estudantes a escreverem, desmistificar a Redação do Enem e aproximar a escrita do cotidiano da escola em uma reação em cadeia”.

Com a execução deste Projeto, estima-se atingir, aproximadamente, mil alunos matriculados da 3ª série do ensino médio, além de estudantes egressos residentes de Piranhas, Olho D'Água do Casado, Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Inhapi e Canapi.