Ufal tem 10 projetos aprovados por edital conjunto Fapeal e Fapesp

São 14 projetos que vão receber financiamento para abordar questões científicas de interesse de Alagoas e São Paulo
Por Simoneide Araújo - jornalista com Naísia Xavier – Ascom Fapeal
27/07/2020 18h58
Universidade está entre as cinco instituições contempladas no edital

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) teve dez projetos aprovados é umas das cinco instituições contempladas pelo edital conjunto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). São R$ 3 milhões disponibilizados para viabilizar a cooperação científica entre os dois estados, em temas de pesquisa de interesse mútuo. Quem tiver interesse, o documento está disponível aqui.

Das 62 propostas concorrentes, foram selecionados 14 projetos de cinco instituições. Além da Ufal, contemplada com dez projetos, a Universidade Estadual Alagoas (Uneal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Embrapa e o Centro Universitário Cesmac também tiveram um projeto aprovado, cada uma.

Eles vão trabalhar com parceiros de instituições renomadas como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Diversidade

Os temas apoiados refletem a realidade extremamente diversa que compõe Alagoas. Desde a agricultura voltada à biomassa no sertão até a nanotecnologia aplicada à medicina, passando pelo potencial de desenvolvimento das soluções que compõem cidades inteligentes.

Pesquisadores que propuseram à Fapeal deter seus olhares em questões pertinentes aos ambientes lagunar, litorâneo e canavieiro também garantiram recursos para seu trabalho, após o crivo de seleção.

Problemas de cunho social como, por exemplo, a alimentação e a nutrição de povos indígenas locais e um estudo sobre expansão do crime organizado nas periferias da capital são temas contemplados em estudos dentre os selecionados.

Cooperação

O professor Fábio Guedes Gomes, que preside a Fapeal e o Conselho Nacional das Fundações de Pesquisa (Confap) acredita que a parceria entre a Fapeal e a Fapesp é uma demonstração de mútua relação de confiança entre agências estaduais de fomento à ciência.

“O resultado dessa parceria foi a seleção de 14 projetos de elevada qualidade, que permitirão o intercâmbio de conhecimento científico e experiências entre grupos de pesquisas local e de São Paulo. Alagoas ganha muito com essa parceria porque nossa comunidade científica tem acesso tanto a recursos de elevado montante e tem a possibilidade de se projetar ainda mais no cenário nacional e internacional, em cooperação com parte da comunidade científica paulista”.

Dos recursos, R$ 1 milhão foi disponibilizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Fapeal, e os R$ 2 milhões restantes são recursos próprios da Fapesp.