Pesquisador da Ufal publica dossiê acerca das relações de crianças com as cidades

Material reúne perspectivas para pensar as cidades nos âmbitos das infâncias
Por Janyelle Vieira – estagiária de Jornalismo
13/07/2020 16h48 - Atualizado em 14/07/2020 às 09h09

Buscando compartilhar estudos e análises a partir das relações diretas e indiretas de crianças de 0 a 10 anos com as cidades, o professor Cleriston Izidro dos Anjos, do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas e a professora Marcia Aparecida Gobbi, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), publicaram um dossiê na Revista Práxis Educacional acerca das perspectivas para pensar as cidades nos âmbitos das infância, educação, democracia e justiça.

O dossiê contém artigos de diversos pesquisadores e instituições brasileiras e internacionais. “Procuramos reunir perspectivas que nos permitam pensar que possíveis lugares as crianças (não) têm ocupado em tantas cidades do Brasil e fora dele, bem como os modos pelos quais as crianças são vistas ou representadas em diferentes contextos sociais” afirmam Marcia Gobbi e Cleriston dos Anjos.

De acordo com os organizadores, o dossiê parte do princípio de que as crianças têm direitos, incluindo o direito à participação nos processos sociais com voz e vez. Nos estudos, os autores e autoras possuem interesse em refletir sobre “em que medida esses direitos têm ou não sido respeitados, bem como quais são os possíveis mecanismos que garantem ou inviabilizam a presença de meninas e meninos nas cidades”.

O dossiê está disponível na Revista Práxis Educacional, que possui o nível de qualidade A2 e pode ser acessado neste link.