HU reforça importância da amamentação no Agosto Dourado

Hospital se mobiliza para garantir selo Hospital Amigo da Criança
Por Taciana Gacelin - jornalista
29/07/2020 17h32 - Atualizado em 29/07/2020 às 19h31

Em comemoração ao Agosto Dourado, mês que simboliza o incentivo à amamentação, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), potencializa, por meio de iniciativas, a importância do ato de amamentar. Este ano, para celebrar a campanha, o HU realizará um congresso virtual, entre os dias 3 e 5 de agosto, e reforçará a sensibilização às mães que estão internadas sobre os males causados nas crianças por conta do uso de bicos artificiais, chupetas e mamadeiras.

Durante esse período, também haverá campanha com cartazes temáticos afixados nos murais da instituição. Sobre o Agosto Dourado, a pediatra do HU, Ana Maria Melo, afirma que o mês serve para chamar a atenção da população sobre as vantagens proporcionadas pelo leite materno. “É importante lembrar que nenhum alimento substitui o leito materno quanto ao valor nutricional e estabelecimento de vínculo e proteção”, frisou.

O congresso AMARmentar é gratuito, totalmente on-line, e discutirá sobre a importância do aleitamento materno. Nos dias do evento, pautas como amamentação e sustentabilidade, os benefícios do leite materno na prematuridade, dentre outras, serão levadas para a sociedade com transmissão realizada pelo canal oficial da Ufal no Youtube. Será emitido certificado, mas, para isso, os interessados devem fazer a inscrição pelo link.

De acordo com a nutricionista Monica Assunção, chefe da Unidade de Gerenciamento das Atividades de Pós-graduação do HU e docente da Faculdade de Nutrição, o congresso é importante para apoiar a campanha mundial em prol do aleitamento materno, que traz como tema Apoiar o Aleitamento Materno para um Mundo mais Saudável.

O Congresso AMARmentar é uma iniciativa interinstitucional, organizado pelo HU, com participação de docentes da Faculdade de Nutrição e de Medicina da Ufal e também por professores da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), contando com palestrantes e moderadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

HU e selo IHAC

O Brasil assumiu o compromisso de aumentar a taxa de aleitamento materno, com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida da mulher e da criança. Desse modo, o HU vem implementando medidas para colaborar com as ações pró-aleitamento. No momento, o Hospital tem como meta garantir o selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), evidenciando, para a sociedade, a responsabilidade da instituição com ações de humanização, promoção, proteção e medidas de apoio ao aleitamento materno. “Ser Amigo da Criança representa, para o HU, um selo de qualidade da assistência à saúde que oferece à sociedade alagoana”, pontuou a pediatra Ana Maria Melo.

O HU instituiu, em 19 de maio, por meio de portaria, a Comissão de Implementação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), associando a importância e o incentivo da prática de amamentação, que ocorre, na instituição, desde que a mãe procura o Hospital para realização do pré-natal.

A Comissão é formada por pediatras, nutricionistas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, residentes da área de medicina, fonoaudióloga, assistente social, fisioterapeuta, psicóloga e terapeuta ocupacional.

Aleitamento e meio ambiente

Desde o início da campanha de incentivo ao aleitamento materno, ação criada em 1992, pela WABA (Associação Mundial para Ações em Aleitamento Materno), a abordagem sempre esteve vinculada à questão ecológica. O leite materno, além de garantir benefícios para a saúde do bebê, não agride o meio ambiente. “Os danos causados à natureza pelo sistema de alimentação artificial são inúmeros. A amamentação não agride o planeta, na medida em que reduz a produção de outros tipos de alimentos, e evita desperdício de matérias-primas e outras formas de poluição. O leite em pó e fórmulas lácteas causam problemas [ambientais] em cada estágio de produção, distribuição e uso”, pontuou a pediatra Ana Maria Melo, que também é presidente da Comissão de Implementação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do HU.

Banco de leite humano do HU

Inaugurado em 2002, o Banco de Leite do HU promove a assistência a mães e alimenta os bebês internados na UTI e UCI neonatais do Hospital. O serviço realiza o processamento e controle de qualidade do leite e recebe apoio técnico, por meio de capacitações da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O HU recebe doações de leite materno, que é processado e analisado no Banco de Leite. As mães que não estão internadas podem ir até o Hospital para doar ou podem coletar o leite em casa, para que o HU faça a busca no domicílio. “Doar leite assegura a manutenção da vida”, frisou a coordenadora do Banco de Leite, a nutricionista Rosângela Simões.

No momento, por conta da pandemia de covid-19, as mães não devem ir até o HU realizar a doação. A única opção atualmente é de busca do alimento na residência da doadora. Interessadas em doar podem ligar para o (82) 3202- 3945, para receber orientações de como realizar a doação.

A doadora precisa preencher alguns pré-requisitos, como ter exames laboratoriais realizados durante o pré-natal e estar com a saúde em dia. Caso não tenha recipiente de vidro de tampa rosqueada, como de café solúvel, adequado para depositar o alimento, o Hospital também disponibiliza o frasco.