Campanha reúne principais ações da Ufal no combate à covid-19

Série de vídeos reforça o compromisso social da Universidade
Por Hiago Rocha - jornalista
16/07/2020 17h20 - Atualizado em 16/07/2020 às 18h18

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Gabinete da Reitoria, reuniu uma série de 23 vídeos explicativos sobre diversas ações realizadas e pensadas no enfrentamento da pandemia do coronavírus em Alagoas. Com financiamento do Ministério da Educação (MEC), a campanha de divulgação intitulada Ufal no combate à covid-19: Ciência, prevenção e papel social está disponível no canal oficial da Ufal no Youtube e traz depoimentos do reitor Josealdo Tonholo e de diversos docentes , pesquisadores e voluntários sobre a mobilização da instituição em unir esforços para atenuar os diversos efeitos gerados pela pandemia. 

Nossa mensagem é um apelo à vida, à valorização do conhecimento científico, da importância da Ufal em buscar alternativas diferentes de enfrentamento ao coronavírus e de prestar esclarecimentos à sociedade alagoana e à comunidade acadêmica de que a Universidade não parou, pelo contrário, tem trabalhado nessa frente de atuação. Formou-se uma imensa rede colaborativa, do bem, e deixo aqui todo meu agradecimento a todos os parceiros e instituições que compõem essa rede”, explicou Tonholo.

Os vídeos da campanha apresentam o resultado de atividades que vão desde a produção de máscaras em tecido produzidas pela equipe de voluntários da Escola Técnica de Artes (ETA) à produção e uso adequado de álcool 70% e álcool em gel a 70%, distribuídos a instituições sociais, detalhando, também, a procedência e o uso correto de álcool para higienização, sobre a correta lavagem das mãos, alertas sobre os perigos da automedicação, produção de face shields (protetores faciais) bem como as respostas da ciência sobre a pandemia e do uso de tecnologias para combater o coronavírus.

Na lista de vídeos, profissionais do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) também explicam questões epidemiológicas e sanitárias, reforçam a necessidade da prevenção, dão dicas para evitar contaminação e destacam o valor de medidas não medicamentosas, como o distanciamento social e o cumprimento dos protocolos de saúde para não facilitar o contágio do coronavírus.

Desde março o Hospital Universitário veio se preparando, apresentou seu plano de contingência, preparou uma ala específica para tratar pacientes encaminhados pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora), mas também aqueles, porventura, já em tratamento pelo serviço do Centro de Oncologia (Cacon) e de casos de maternidade de alta complexidade. A ala é uma unidade de excelência que não deixa a perder para nenhum padrão nacional ou internacional”, completou o reitor. 

Mais vídeos

Além da campanha Ufal no combate à covid-19: Ciência, prevenção e papel social, a Proex e o GR vão lançar, em formato de 20 vídeos de 20 minutos de duração cada. São programas de entrevistas com diferentes pesquisadores, docentes e voluntários a respeito do trabalho conduzido por eles no combate ao coronavírus.

"São vídeos que dialogam entre si, em duas campanhas que se complementam. Todo conteúdo, trabalho e atuação da Ufal precisa de ser, cada vez mais, de conhecimento da população de Maceió, de toda sociedade alagoana, da comunidade acadêmica em todos os seus segmentos. A Universidade não parou. Com os vídeos, mostramos a dimensão e a importância da Ufal no enfrentamento à covid-19 em Alagoas", pontuou o pró-reitor de Extensão, Clayton Santos. 

Essa campanha ampliada, complementar à recém-lançada, será reunida em playlist chamada Ufal no combate ao coronavírus - a ser divulgada no canal oficial da Ufal nos próximos dias. Os recursos também são oriundos de rubrica do MEC. 

Veja o vídeo aqui