Café com Pesquisador debate aplicação de ciência, tecnologia e inovação

Primeira edição do projeto virtual vem com o tema perspectivas do mercado cativo e livre de energia
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
24/07/2020 16h47 - Atualizado em 24/07/2020 às 17h21

A partir da segunda-feira (27), o Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) do Centro de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal promove rodas de conversas com pesquisadores, professores e profissionais de várias áreas da engenharia com o objetivo de debater sobre questões atuais, uso e aplicação da ciência, inovação e tecnologia, incentivo à pesquisa e desenvolvimento científico.

De acordo com a coordenadora docente do PEC Ceca, Amanda Santana Peiter, o Café com Pesquisador busca proporcionar integração entre estudantes e profissionais, fornecendo um ambiente de troca de informação e networking. O projeto foi desenvolvido durante a pandemia da covid-19 como alternativa de continuação das atividades de divulgação da ciência.

“A importância do projeto é falar de temas atuais em diferentes áreas do conhecimento, envolvendo pesquisadores, profissionais e alunos por meio de um debate acessível a todos em tempos de pandemia”, comentou.

Durante os encontros virtuais, serão abordados diversos temas, que podem ser acompanhados por alunos de graduação, profissionais e pesquisadores que possuírem interesse. Ao final, os participantes receberão certificado.

A temática da primeira edição é Descomplicando os conceitos básicos do mercado cativo e livre de energia: perspectivas e desafios. O debate acontecerá segunda-feira (27), às 20h, e será transmitido pela plataforma Youtube no canal do PEC Ceca.

Os convidados que irão compor a mesa-redonda são: Bruno Macedo, gerente de Recursos Energéticos da Superintendência de Energia e Mineração da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Caio Uchôa, superintendente de Energia e Mineração da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Joiris Manoela, engenheira de Energia e especialista em Linguagem de Energia; Igor Torres, pesquisador e professor da Ufal; Daniel Macedo, presidente da Empresa Júnior Renotec; e Miryam Torres, mediadora e representante do PEC Ceca.

Mais informações no Instagram @pec.ceca e no site.

Sobre o PEC

O PEC é um programa de apoio aos cursos de Engenharias do Ceca, voltado a alunos de graduação que realizam pesquisa e buscam, sob a orientação de um coordenador docente, uma formação acadêmica mais completa.