Ufal promove eventos virtuais na programação do 1º Congresso da Andifes

Tema central é “Realidade e Futuro da Universidade Federal”
Por Simoneide Araújo - jornalista
16/06/2020 15h00 - Atualizado em 16/06/2020 às 15h05
context/imageCaption

A Universidade Federal de Alagoas também está com programação no 1º Congresso da Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. O evento tem como tema central Realidade e Futuro da Universidade Federal e acontece nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), em ambiente totalmente virtual, respeitando a orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde. As universidades vão poder apresentar ações que estão sendo desenvolvidas para contribuir com o bem comum da sociedade dentro desse quadro de pandemia do novo coronavírus.

“A Ufal vai participar ativamente do Congresso da Andifes, num momento muito importante da vida das universidade no Brasil. De um lado a preocupação com o andamento da covid e como nós vamos nos posicionar com relação à volta às aulas, seja no meio digital, seja na forma presencial. De outro lado, estamos num momento em que temos que prezar, cada vez mais, pela vida e pela democracia. Por tudo isso, a Universidade Federal de Alagoas vai se fazer presente com toda sua energia neste evento”, declarou o reitor Josealdo Tonholo.

Nesta quarta (17), a Ufal terá uma programação com debates virtuais ao vivo, transmitidos pelo canal da Prograd Ufal no Youtube, a partir das 8h. O reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti farão a abertura do evento e, em seguida, começam as lives. Das 8h30 às 9h30 será o primeiro debate sobre os Desafios para adequação da estrutura organizacional da Ufal ao SIORG, com a participação de Agnaldo Santos, diretor-geral do Campus do Sertão, e Bianca Teixeira, assessora da Superintendência de Patrimônio da União do ME em Alagoas, e mediação de diretor-geral do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório.

Das 10h às 11h será o debate sobre Possíveis TD e comportamentos que serão incorporados à Educação após o período de isolamento social, com Elton Fireman, do Centro de Educação(Cedu), e Monique Gabriella, do Instituto de Química e Biotecnologia, e mediação de Gonzalo Abio, do Cedu Às 11h30 começa o debate sobre Projeções iniciais para o retorno das atividades acadêmicas/administrativas de forma presencial, com a participação de Cícera Albuquerque, diretora da Escola de Enfermagem, e Valmir Pedrosa, professor do Centro de Tecnologia, com mediação de  Amauri Barros, pró-reitor de Graduação.

Programação geral do congresso

Na manhã do primeiro dia do congresso, as universidades vão promover debates sobre os reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis para a retomada da normalidade das atividades. À tarde os temas serão debatidos pelos colégios e fóruns assessores da Andifes. No dia 18, haverá a Plenária Nacional, com todas as universidades, colégios e fóruns, onde será apresentada uma síntese elaborada pelos participantes, com caminhos para o enfrentamento da pandemia e para o futuro da universidade federal. Às 17h será o encerramento do congresso com a conferência do filósofo e professor da Unicamp, Roberto Romano, sobre As relações humanas e políticas no Brasil, hoje e no futuro, após a pandemia. Essa live pode ser acompanhada pelo site da Andifes.